formar períodos, de períodos para formar parágrafos, de parágrafos para formar o texto.
Dessa forma, há uma gradação no aprendizado das estruturas lingüísticas - frase,
período simples, período composto, parágrafo, texto -, o que permite ao aluno analisar
as mensagens lingüísticas dos anúncios, desde as estruturas mais básicas até as mais
elaboradas, para, em seguida, produzi-las. Os efeitos estilísticos, retóricos descritos
acima também são estudados ao longo do curso, em etapas. Assim, há uma
preocupação em ensinar o estudante a escrever com clareza e correção gramatical, mas,
ao mesmo tempo, também a produzir recursos expressivos que contribuam para a
originalidade e a eficácia da mensagem.
A metodologia do ensino de redação com textos publicitários
Por uma questão de clareza, a exposição da metodologia de ensino-
aprendizagem da Língua Portuguesa abordará, primeiramente, neste trabalho, a
estrutura textual - frase, período, parágrafo, texto -; e, em seguida, os recursos
estilísticos da língua portuguesa.
A estratégia pedagógica segue o seguinte percurso:
1º) título do conteúdo lingüístico a ser abordado;
2º) apresentação da(s) publicidade(s) ou propaganda(s) que será objeto de explicação
para a parte teórica;
3º) abordagem teórico-metodológica;
4º) proposta de exercício de análise;
5º) análise de anúncio apresentado aos alunos;
6º) correção da análise (com toda a sala);
7º) proposta de exercício de produção a partir de um anúncio;
8º) produção - textos - dos alunos;
9º) correção da produção (com toda a sala).
O objetivo dessa seqüência é mostrar aos leitores deste trabalho como ocorre a
abordagem da linguagem por meio de anúncios impressos de revistas.
A estrutura textual
Para abordar a estrutura textual, inicia-se pelas menores estruturas de
significação até chegar gradativamente às mais complexas, isto é, segue-se uma