45
3
R
ELAÇÕES CULTURAIS E IDENTIDADE NACIONAL EM
P
ORTUGAL E
B
RASIL NA REVISTA
“
A
ILUSTRAÇÃO LUSO
-
BRASILEIRA
.”
(1856, 1858, 1859).
Lucas Schuab Vieira
1
O objetivo desta pesquisa é o de analisar as relações culturais entre Portugal e
Brasil em meados do século XIX, abordando a ideia de nação e sua contribuição para
a formação da identidade nacional em ambos os países durante os anos de 1856,
1858 e 1859. Tendo como fonte alguns exemplares da revista “A ilustração Luso-
Brasileira”, que faz parte do acervo documental do CEDAP, Centro de apoio à
pesquisa, da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP.
Primeiramente faremos breves considerações a respeito dos objetivos e da
abordagem teórico-metodológica que nos orientará na realização da pesquisa aqui
exposta. Em seguida apresentaremos as características básicas do periódico a ser
analisado nesta investigação em curso. Por fim, apresentaremos as principais
características da fonte principal desta pesquisa, acompanhada de uma discussão
bibliográfica dos principais autores que a estudaram, ao mesmo tempo em que
apresentaremos nossa própria abordagem sobre a mesma, a partir do tema de
pesquisa acima definido.
Tomaremos a imprensa como elemento que ao construir memórias de um
tempo, apresenta visões distintas de um mesmo fato servindo como fundamento para
a construção do conhecimento, despontando “como agente histórico que intervém nos
processos e episódios” de seu tempo de publicação, não se constituindo, portanto,
como simples acontecimento. (DARNTON; ROCHE, 1996).
Como metodologia de análise da fonte este trabalho pretende ter como um
primeiro ponto referencial a materialidade do periódico e seus suportes. Nesse sentido
para historicizarmos as fontes buscaremos averiguar as condições, ou revoluções,
técnicas de produção vigentes, o mecenato propiciador e a verificação, dentre tudo
que se dispunha, do que foi escolhido e por que, assim como as funções sociais desse
impresso. Em síntese, à forma como tal impresso chegou às mãos dos leitores, sua
aparência física, formato, tipo de papel, qualidade da impressão, capa, ilustrações, a
estrutura e divisão do conteúdo, as relações que manteve, ou não, com o mercado, a
natureza dos capitais nele investidos, a publicidade, o público que visava atingir, os
1
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras de
Assis com orientação do Professor Dr. José Carlos Barreiro. E-mail:
. Este texto é fruto de pesquisa, em andamento.