A escrita historiográfica, seus protocolos e fontes - page 50

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presentes, além de seis correspondências, uma multiplicidade de textos, os quais, ela
classifica segundo a temática neles abordada como narrativas de viagens; textos
sobre teatro, arte, instrução,
faits divers
; textos sobre personalidades contemporâneas
portuguesas e de outros países; desenhos; gravuras; retratos de personalidades da
época, além de textos sobre instituições de arte e cultura; história e política;
administração pública; cidades; templos; castelos e edificações; religião e instituições
religiosas; moda; notícias bibliográficas referentes a livros publicados pelo editor d’A
Ilustração Luso-Brasileira; progressos técnicos; aforismos e informações etimológicas.
Assim como, uma variedade de textos dispersos e não recorrentes que foram
classificados, por Sant’Anna (2008), sob a categoria outros distinta das apontadas
acima. Vale ressaltar, porém, que, o foco dado por Sant’Anna recai sobre
A Ilustração
Luso-Brasileira
enquanto divulgadora de literatura portuguesa e brasileira. Neste
sentido a autora não teve por pretensão se aprofundar na análise dos textos que
incidem sobre essas categorias diversas.
Com relação ao segundo volume da revista, Sant’Anna (2008) assegura não
poder afirmar se essa colaboração de escritores de prestigio fora mantida, pois uma
boa parte dos textos publicados no ano de 1858 não traz a assinatura de autor. E
quanto ao terceiro volume da revista a autora coloca que este foi, assim como os
anteriores, rico em produções literárias de ficção, ensaios sobre personalidades
contemporâneas portuguesas e estrangeiras, ensaios críticos, desenhos, retratos,
noticiários, textos sobre instituições religiosas, textos sobre cidades, vilas, castelos,
bem como notícias bibliográficas de livros publicados por Antonio Jose Fernandes
Lopes.
A Ilustração Luso-Brasileira
surgiu com propósitos que a diferenciava dos
demais órgãos impressos. Pois, além de possuir projetos literário e didático, ainda
tinha, por característica, o fato de ser ilustrada. As gravuras impressas nessa revista,
que exibem tendências estéticas e ideológicas, proporcionaram uma contribuição para
o seu enriquecimento gráfico, podendo se perceber o senso de missão didática e ética
que se evidenciava por parte de seu redator (SANT’ANNA, 2008).
Como descrição do periódico, pode se ressaltar que,
A Ilustração Luso-
Brasileira
se dirigia a Portugal e ao Brasil, com a finalidade de promover o progresso
das letras, das artes, bem como a divulgação de diversos tipos de conhecimentos ao
maior número de leitores possíveis. Em seus artigos apresentava produções literárias
de ficção, ensaios críticos, ensaios sobre personalidades contemporâneas
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