Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 637

No que se refere a esses anúncios, o público-alvo é, sobretudo, a população
norte-americana e, a fim de construir a conexão entre produto e destinatário, o
enunciador recorre a produtos próprios da cultura, da história americana, estabelecendo
um elo, construindo uma identidade maior entre ambos. Por consequência, ativa-se o
ethos de um produto moderno, saboroso e único.
O inusitado também é um recurso na construção da imagem de um produto
saudável e abranda o calor. O conhecido monumento histórico americano do Mount
Rushmore, no estado da Dakota do Sul, traz a face de quatro grandes presidentes
americanos esculpidas nas rochas e, no anúncio, essas personagens oferecem o
refrigerante aos turistas. A união do antigo com o moderno é uma estratégia que reforça
a imagem de um produto que é refrescante em qualquer ocasião. Novamente a
recorrência de um discurso de felicidade, de um produto que faz a diferença na vida das
pessoas.
Uma das características da propaganda é a de interpelar o sujeito para uma
mudança de comportamento, estimulando a adesão ao produto que, ao ser oferecido,
induz o destinatário a tomar uma posição de aceitação ou de não-aceitação. Bakhtin
(2009) atenta para essa tomada de consciência do poder de decisão entre as opções
disponíveis, nomeando-a de interpelação do sujeito. Visualmente, a interpelação é
reforçada pelas imagens de pessoas sempre felizes, contentes, satisfeitas após o
consumo do produto. Os corpos são evidenciados, convocando o destinatário a uma
mudança de comportamento. Os discursos interagem para que o ethos, a imagem
construída, seja sempre positiva, definitivamente aceita e o produto seja o mais
adequado para seu consumidor. Por esse motivo, o mostrado é sempre bom, bonito e
atraente. Maingueneau (2006) atenta ainda para a questão de se levar em conta que as
ideias apresentadas estão associadas a uma disciplina corporal, insistindo no
pensamento de que o ethos emana do “mostrado”, culminando na legitimação do
enunciado,
O tom adotado pelo enunciador nessas peças publicitárias reivindica um lugar,
uma posição de eleito entre todas as possibilidades, recorrendo, para isso, à
apresentação de pessoas, de corpos que, de certa maneira, figuram como escolhidos para
representarem a relação de aceitabilidade. O comportamento apresentado pelas
personagens, a postura que elas têm põem em foco a carga ideológica do enunciador,
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