Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 640

ÉTICA E ESTÉTICA NO DISCURSO CRÍTICO UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO
SOBRE A RÉPLICA BAKHTINIANA
Grenissa STAFUZZA
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RESUMO:
O presente estudo trata das noções de ética e estética no discurso crítico
universitário a partir da réplica bakhtiniana. Optamos por pensar o trabalho estético em
Bakhtin a partir do posicionamento autoral do crítico em relação ao enfrentamento
teórico e estético do texto posto em crítica, pensando, assim, no encontro entre ética e
estética no âmbito da produção acadêmica. Analisamos as réplicas construídas por
Foucault (2006) em
As monstruosidades da crítica
observando o funcionamento do
discurso crítico filosófico acadêmico e examinamos também o artigo de T. S. Eliot,
Ulysse: Ordre et Mythe
, de 1923, publicado na
La Revue des Lettres Modernes
, em 1959,
como objeto para o estudo do discurso crítico literário acadêmico.
Palavras-chave:
Discurso crítico. Universidade. Ética. Estética. Réplica.
Introdução
O artigo que ora se apresenta configura-se como um estudo das noções de ética e
estética no discurso crítico universitário a partir da réplica bakhtiniana. Cremos ser um
percurso interessante de estudo pensar o trabalho estético em Bakhtin (1988; 1992;
1997) quando observamos o posicionamento autoral do crítico em relação ao
enfrentamento teórico e estético do texto posto em crítica e pensar, nesse sentido, no
encontro entre ética e estética nas produções críticas universitárias.
Segundo Bakhtin (1992, p. 51), “a objetivação ética e estética necessita de um
poderoso ponto de apoio, situado fora de si mesmo, de uma força efetiva, real, de cujo
interior seja possível ver-se enquanto outro”. O outro é essencial para sermos e
adquirirmos consciência de nosso ser. É a partir desse posicionamento teórico
bakhtiniano do OUTRO como fundamental para o UM que situamos a réplica como um
dos elementos que fundamentam a noção de diálogo.
Sob essa perspectiva de trabalho, a crítica acadêmica figura como o outro que
pode dar consciência ao autor sobre sua obra ou pode suscitar discussões amplas sobre
os procedimentos éticos e estéticos adotados pelo crítico ao estabelecer a sua crítica.
Estabelecemos, portanto, um breve relato sobre a crítica acadêmica para
posteriormente analisarmos as réplicas construídas por Foucault (2006) em
As
monstruosidades da crítica
observando o funcionamento do discurso crítico filosófico
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Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Departamento de Letras,
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