Dessa maneira, todos os argumentos utilizados, associados aos mais diversos
dispositivos, são voltados para o impacto que o anúncio pode causar, com o intuito de
provocar a identificação do público com o produto, de produzir uma modificação no
comportamento do destinatário.
Imagens, sons, textos e outros recursos são utilizados para que a significação se
configure. A interpelação do sujeito é realizada pelos mais diferentes meios e métodos,
e a abordagem adotada procura explorar o que o consumidor espera encontrar no
produto, geralmente com um clima de perfeita satisfação, de aceitação daquilo que é
proposto.
O
corpus
escolhido para este artigo é composto por anúncios de uma empresa
cuja marca de refrigerantes é líder no mercado nacional e internacional– a Coca-Cola.
da Coca-Cola
2
, selecionados dentre os vários que circularam entre as décadas de 1900 a
2010, e que foram veiculados em mídia impressa. Essa marca se comunica com seus
interlocutores por meio de diferentes peças publicitárias, envolvendo tanto mídia
impressa quanto eletrônica e
exterior. Uma das características de seu procedimento de
publicidade é a atualização constante dos recursos empregados bem como o uso de uma
linguagem próxima do interlocutor, a fim de criar uma interação entre enunciador e
destinatário.
Desde a criação dessa bebida, o uso dos anúncios chamados de “positividade”
– que procuram apresentar uma imagem positiva do produto - são a tônica das
campanhas veiculadas nos diferentes meios midiáticos, seja a mídia impressa,
constituída por revistas, jornais, panfletos, dentre outros; a mídia eletrônica, que
compreende a televisão, o rádio, o computador; e a mídia exterior, composta por
cartazes, placas,
outdoors
e outros mais, adotando uma linguagem moderna e
impactante.
Acompanhando o desenvolvimento do mundo, os anúncios absorvem as
novidades apresentadas e vão se intensificando nas campanhas que se relacionam aos
acontecimentos sociais, econômicos, políticos, esportivos, festivos dentre outros,
fortalecendo a marca desse refrigerante e consolidando uma imagem de versatilidade,
de interação, de atualidade, concomitante às inovações que se instalam no cotidiano.
2
Criado por um farmacêutico, em 1886, o xarope, inicialmente usado como medicamento, tornou-se uma das
bebidas masi consumidas e um dos maiores símbolos americanos no mundo. O xarope foi batizado e sua marca foi
registrada com a própria letra do criador, cujo formato de caligrafia mantém-se até hoje.