final: o texto. Os discursos são construídos em torno dos fatos do cotidiano e estão
sujeitos a determinadas escolhas daqueles que enunciam, por isso o discurso é composto
de índices individuais e coletivos.
O sujeito que enuncia está localizado socioideologicamente e os enunciados
por ele produzidos refletem o momento de sua produção. Conforme (FERNANDES,
2007, p. 26), “A noção de sentidos é dependente da inscrição ideológica da enunciação,
do lugar histórico-social de onde se enuncia; logo, envolve os sujeitos em interlocução”.
Esses sujeitos, ao enunciarem, constituem o sentido por se posicionarem historicamente
em um determinado lugar. Por consequência, o contexto e a situação em que estão
inseridos interferem diretamente nas condições de produção desse discurso, refletindo-
se em todos os constituintes do processo discursivo, como a cenografia e as
personagens.
De acordo com
Maingueneau (2006), ao ser materializado, o discurso
formaliza determinadas situações.
A cenografia é, então, a constituição de um espaço onde as cenas se constroem,
por meio do próprio texto. É um lugar ao qual o interlocutor é convocado, atribuindo ao
discurso um formato. Maingueneau (2006, p. 47) diz ainda que a cenografia não implica
apenas um quadro pronto e acabado, ela é um recurso que se constrói por meio da
enunciação, conforme se afirma a seguir:
A situação da enunciação não é, com efeito, um simples quadro empírico, ela se
constrói como cenografia por meio da enunciação. Aqui – grafia é um processo de
inscrição legitimamente que traça um círculo: o discurso implica um enunciador e um
co-enunciador, um lugar e um momento da enunciação que valida a própria instância
que permite sua existência. Por esse ponto de vista, a cenografia é ao mesmo tempo
dada e construída
.
Com efeito, uma das principais características do discurso é a interatividade,
tanto no que se refere aos elementos que constituem a sua interioridade (cenas,
cenografia e outros fatores) como os que se situam na sua exterioridade e que
atravessam diretamento o processo discursivo, implicando a sua existência a um
contexto.
No que se refere à constituição de cada peça, a cena englobante traz as
personagens envolvidas em atividades diversas: o lazer, o trabalho, passeios, esportes,
situações do cotidiano e um momento histórico também é retomado. As personagens
são apresentados ora individualmente ora em conjunto, numa situação de intimidade ou
de convivência diária, conforme se pode observar na figura 1. Em todas elas, as