Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 160

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especialistas do tema, essa forma visual de expressão surgiu em Bolonha, Itália, no
ano de 1664. De origem tão antiga, tanto as caricaturas quanto as charges foram
bastante utilizadas em panfletos políticos e nos periódicos impressos, com o objetivo
de dimensionar situações, ridicularizar e satirizar adversários por meio dos traços.
O
El Machete
publicou diversas charges e caricaturas em sua coleção, na qual
denunciaram seus inimigos políticos e exaltaram o Comunismo da URSS. Cabe
ressaltar que, para o presente texto, destacaremos a seção fixa e ilustrada batizada de
“Cartones de
El Machete
”. Essa seção começou a ser publicada a partir do ano de
1935, quando o
El Machete
voltou à legalidade depois de um intenso período de
perseguição política, e prosseguiu em suas páginas até 1938. Geralmente, essa seção
era publicada na terceira página do periódico, junto com os editoriais. Os seus temas
gravitavam em torno de temas internacionais, como a ameaça fascista da Itália, a
ascensão do nazismo alemão, a Guerra Civil Espanhola, o exílio de Leon Trotski no
México, além de temas nacionais. Na sequência, destacamos duas gravuras.
A primeira imagem selecionada (Figura 3) – cuja autoria não identificamos até
o momento da pesquisa – intitulada “
La Hidra Fachista Amenaza al Mundo
4
,
apresenta um monstro portando um capacete nazista e com seis braços, e cada um
está tocando o mapa da Espanha, Áustria, França e URSS. Esse desenho é uma
denúncia do perigo da expansão do nazismo na Europa. Aqui encontramos um
exemplo de charge, na qual o nazista é representado pelo corpo de um monstro, o que
nos remete à prática visual do zoomorfismo, técnica gráfica por meio da qual o corpo
humano é mesclado com o de um animal ou de criaturas monstruosas.
A segunda imagem (Figura 4), de autoria de Arroyito,
5
é uma referência à
situação política brasileira em 1937. Esse desenho traz o líder nazista Adolf Hitler,
empunhando uma espada ensanguentada e emergindo de um rio de sangue,
identificado como o Brasil. Em seu peito, um homem tenta se salvar
desesperadamente, identificado como o ditador Getúlio Vargas. Essa imagem é um
exemplo de caricatura, todavia, mais pela figura de Hitler do que pela de Vargas.
Destaca-se, também, o momento de sua publicação, 20 de novembro de 1937, ou
seja, apenas dez dias depois da promulgação do regime ditatorial do Estado Novo no
Brasil. Podemos estabelecer a análise de que, para os articulistas e artistas do
El
Machete
, Vargas sancionou um regime similar ao nazismo para se consolidar no
poder. Em outras palavras, Hitler havia salvado Vargas.
4
Hidra: “Serpente monstruosa, de sete ou nove cabeças, que renascem à medida que são decepadas. Comparada
muitas vezes aos deltas dos grandes rios, com seus múltiplos braços, enchentes e vazantes”. In: (CHEVALIER;
GHEERBRANT, 2009, p. 492). Na mitologia grega, a Hidra foi destruída por Hércules.
5
Arroyito foi o principal ilustrador da seção “Cartones...”. Todavia, até o momento da pesquisa, ainda não identificamos
a sua identidade.
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