Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 159

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dijimos – sino que los artículos ilustrarán los dibujos.>> Y éste fue el
único pensamiento teórico de nuestro nuevo esfuerzo (ALFARO
SIQUEIROS, 1977, p. 216).
Apesar dessa orientação apresentada pelo pintor muralista, o
El Machete
não
se tornou um periódico ilustrado, salvo algumas edições especiais e comemorativas.
Em seus primeiros números, poucas fotos foram publicadas no periódico. Contudo, em
compensação, encontramos nas páginas do referido periódico, a publicação de
charges, caricaturas e também de xilogravuras
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, de Xavier Guerrero, Diego Rivera,
José Clemente Orozco e outros artistas mexicanos. As xilografias apresentadas a
seguir (Figuras 1 e 2), de autoria de Xavier Guerrero, revelam um discurso visual de
alusão à doutrina comunista, com apresentação da foice e do martelo, símbolos da
bandeira da União Soviética (URSS). Esses desenhos nos remetem tanto à posição
ideológica do seu autor, Guerrero, quanto à plataforma de publicação de sua arte, ou
seja, as páginas do
El Machete
. Podemos afirmar, nesse caso, que antes de sua
incorporação ao PCM, em 1925, o
El Machete
já era um periódico de identificação
com a ideologia Comunista:
Fonte: Hemeroteca Nacional Digital de México (HNDM)
Figuras 1 e 2: Xilografias (Xavier Guerrero)
El Machete
, n° 6, 1ª quinzena de junho de 1924, p. 4.
El Machete
, n° 8, 1ª quinzena de junho de 1924, p. 4.
No caso das charges e caricaturas, sua origem remonta a tempos antigos.
Segundo Alberto Gawryszewski (2008, p. 9), os primeiros indícios da caricatura podem
ser verificados no Egito antigo, em pinturas rupestres; contudo, de acordo com
3
Aqui cabe uma diferenciação: charges são desenhos sobre fatos políticos, que podem ser apresentados de forma
debochada e/ou irônica. Já as caricaturas são desenhos de retratos distorcidos e/ou deformados de personagens
públicas e de políticos. Em alguns casos, um desenho pode unir elementos de charges com caricaturas. Já as
xilogravuras, são desenhos entalhados em um pedaço de madeira, deixando em relevo a parte na qual se pretende
reproduzir. Em seguida, pinta-se a parte do relevo do desenho, e, no terceiro passo, utiliza-se uma prensa para
pressionar o pedaço de madeira e fixar o desenho no papel ou em outras plataformas. Cabe destacar, que o desenho
no papel, sai ao contrário da imagem no pedaço de madeira.
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