Jumento: Jumento é velho, velho e sabido/E por isso já está
prevenido/A cidade é uma estranha senhora/Que hoje sorri e amanhã
te devora
Crianças: Atenção que o jumento é sabido/É melhor ficar bem
prevenido/E olha, gata, que a tua pelica/Vai virar uma bela cuíca
Todos: Mas não, mas não/O sonho é meu e eu sonho que/Deve ter
alamedas verdes/A cidade dos meus amores/E, quem dera, os
moradores/E o prefeito e os varredores/Fossem somente
crianças/Deve ter alamedas verdes/A cidade dos meus amores/E,
quem dera, os moradores/E o prefeito e os varredores/E os pintores e
os vendedores/As senhoras e os senhores/E os guardas e os
inspetores/Fossem somente crianças
Essa canção é importante por muitas razões. Ela possui um prólogo prosaico que
é falado pelo Jumento, sem música. A introdução instrumental da música remete ao rock
progressivo dos anos setenta, com teclados que lembram bandas como
Yes
,
Genesis
e,
sobretudo,
Pink
Floyd
– que em janeiro de 1977, lançou o álbum
Animals
, também
baseado em
Animal
Farm
. É notória a inseparabilidade entre música e letra e mesmo a
tonalidade de Eb7/9+ merece ser frisada, pois remete mais ao blues, ao jazz e ao rock
que aos ritmos mais nacionais.
Os dois movimentos da música são opostos e complementares: uma harmonia
principal (rock) e outra orquestrada e mais ralentada e reflexiva. No rock, os animais
falam de sua cidade ideal, na última estrofe desse movimento o coro das crianças
adverte sobre a realidade da cidade. O andamento reto do rock é interrompido por um
ralentando orquestrado. Os animais insistem na possibilidade de continuar sonhando,
reivindicando o conteúdo o sonho para si, e, por fim, desejam suas alamedas verdes na
cidade onde todos são como crianças.
“Minha canção” pertence ao gênero canção-de-ninar, além de ser toda ela
metalinguística. Muito parecida com a famosa cena em que a “noviça rebelde” ensina as
crianças a cantarem Do Re Mi, nessa música o Burro (que simboliza as qualidades da
classe dos intelectuais) promove um ensaio para ensaiarem o conjunto musical. Depois
de finda a algazarra dos animais, eles conseguem evoluir no ensaio. Enquanto
construção musical – harmônica e melódica – essa canção é sem dúvida o ponto alto do
disco. Todavia, sua letra, inserida no mecanismo metalinguístico desse gênero musical
ainda consegue guardar um sentimento de coletividade e superação das contradições da
realidade. Destacamos a sílaba inicial de cada verso da canção para salientar o caráter
metalinguístico, ou melhor, metamusical que esta possui, ensinando a evolução da
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