proporciona a
concretização de noções abstratas.
Também se percebe
verbos
dinâmicos,
como “Range os dentes”, “a natureza ameaçando” e a evidente
movimentação das imagens.
Além disso, como bem observa COELHO, J.P. em
O Pecado e a graça na
poesia amorosa de Bocage,
“
Bocage é um poeta de claro-escuro,
ora de sombras
nocturnas, ora de serena luminosidade” (p.197, grifo nosso). Essa é outra característica
bem ressaltada em seus poemas, pois ora usa um vocabulário de luminosidade, ora de
um ambiente noturno, com cenas pavorosas. Um exemplo:
Sobre estas duras, cavernosas fragas,
Que o marinho furor vai
carcomendo,
Me estão
negras paixões
n'alma fervendo
Como
fervem no pego
as crespas vagas.
Razão feroz, o coração me indagas,
De meus erros e
sombra esclarecendo,
E vás nele (ai de mim!) palpando, e vendo
De
agudas ânsias
venenosas chagas.
(...)
E mesmo no soneto anteriormente citado:
Que a
mil cenas de horror
dá
claridade
;
Com seus sócios, Traição, Mordacidade,
Range os dentes a Inveja escura e feia
:
Tais características do poeta o fazem transcender a palavra e o torna próximo à
Pintura, conforme é possível verificar. Mas, sobretudo, a pintura romântica, pois os
artistas de tal período priorizavam justamente as características presentes na poesia
bocagiana, como o dinamismo, a composição em diagonal, o enfático contraste de
claro-escuro, a individualidade dos personagens e a maior dramaticidade. Isso é
evidente se analisarmos as obras desse período. É perceptível, por exemplo, a
representação de movimento e mesmo de claro-escuro nas figuras que seguem, que são
a liberdade guiando o povo, nos imprimindo uma ideia de ação, e
O Derby de Epsom,
em que se tem a sensação de que os cavalos estão correndo: