específico para também demonstrar outra dimensão da poesia-pintura. Uma vez que não
é uma relação recente, como já explicitado, tomamos, pois, um poeta do neoclassicismo,
precisamente porque a relação entre as duas artes nesta época é evidente e curiosa.
Tomemos, pois, aspectos da época neoclássica e de Manuel Bocage.
De acordo com Coelho, J.P. em “O Pecado e a Graça na poesia amorosa de
Bocage”, a Academia de Belas-Artes do neoclassicismo português, com seus
iluministas e regras para composições poéticas, contribuiu tanto para um ligeiro
aumento do número de poetas quanto para uma certa homogeneização de composições,
relacionadas a um prestígio social e a uma cultuada racionalidade. (op.cit.).
Convidado para o grupo, Manuel Bocage cultiva, com talento, suas regras,
temas e forma fixa. É por isso que Bocage tem algo do Neoclassicismo, pois é
“resultante da dramatização de sentimentos e emoções através de abstracçõs e figuras
personificadas que acompanham os moldes do neoclassicismo, introduzindo
distanciamento, (...)” (p.168). Mas que consegue trazer aspectos inovadores em meio à
sua inserção na academia. E são por esses aspectos que, veremos, é possível aproximar
o poeta português da linguagem gráfica.
4.1. Imagem poética de Bocage: Visualismo e Dinamicidade
Ainda que houve uma lírica padronizada da academia da Nova Arcádia,
marcada pelo equilíbrio e estaticidade, Coelho, N.N. (1966) destaca que havia, no
neoclassicismo, uma “necessidade de
objetivação clara
das noções cantadas, exigida
pela estética clássica”, da qual “só poderia propiciar condições favoráveis à consagração
da
visualidade da linguagem”.
(p.22). O que é também citado por Coelho, J.P. “A
visualidade encontra na tendência epocal para a alegoria o seu estímulo” (p.167).
Através disso, Bocage se destaca por sua espirituosidade e audácia, transmitindo, por
vezes, uma “sensação
dinâmica”.
(Coelho, N.N., 1966, p.23, grifo da autora), “o que
nos remete a um mundo em devir” (p.24). Bem diferente de Camões, por exemplo, que
nos transmite uma sensação estática.
Para melhor exemplificar a dinamicidade de Bocage, toma-se uma nota
obra
Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas,
em que atribuíram ao poeta português a