Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 181

CECÍLIA MEIRELES E OS
PROBLEMAS DA LITERATURA INFANTIL
: A
ESCRITORA, A OBRA E O CAMPO LITERÁRIO À LUZ DA ANÁLISE DO
DISCURSO
Isis Cristina RAMANZINI
1
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é, mediante a análise do discurso francesa, explicar a obra
Problemas da literatura infantil
, de Cecília Meireles, de acordo com o conceito de
paratopia, de bio/grafia, de gênero e de posicionamento, a fim de caracterizar, ao
mesmo tempo, as condições de produção da literatura infantil na época e a singular
trajetória de vida da autora. Para atingir o objetivo propostos, lançamos mão do
referencial teórico que contempla a orientação que Dominique Maingueneau (1993/
2001, 1984/2008, 2005/2006) propõe, numa linha histórico-social. A delimitação do
corpus de análise leva em conta a caracterização da literatura infantil, na perspectiva dos
Problemas da literatura infantil
, as publicações que fazem referência a essa obra e às
propostas da AD francesa que possam ser relacionadas com literatura infantil. Para
abordar os temas mais abrangentes da obra, não analisaremos isoladamente seus
dezenove capítulos, por entender que há uma ligação interdiscursiva que os perpassa.
Palavras- chave: literatura infantil, paratopia, posicionamento, bio/grafia, interdiscurso.
ABSTRACT
The objective of this research is through the French discourse analysis, explain the work
problems of children's literature, Cecilia Meireles, according to the concept of
paratopia, bio / graphy, gender and position in order to characterize the same time, the
production conditions of children's literature at the time and the unique trajectory of life
of the author. To achieve the objective proposed, we employ the theoretical framework
that addresses the guidance that Maingueneau Dominique (1993/2001, 1984/2008,
2005/2006) proposes an online socio-historical. The delimitation of the corpus of
analysis takes into account the characterization of children's literature, from the
perspective of the issues of children's literature, the publications that refer to this work
and the proposals of the French AD that may be related to children's literature. To
address the broader themes of the work, not analyze separately its nineteen chapters, to
understand that there is a link that runs through interdiscursive.
Keywords: children's literature, paratopia, positioning, bio / orthography, discourse.
1
Mestranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
bolsista do CNPq, vinculada ao grupo ATELIER/ CNPq,
1...,171,172,173,174,175,176,177,178,179,180 182,183,184,185,186,187,188,189,190,191,...1290
Powered by FlippingBook