BRADESCO E
CIRQUE DU SOLEIL
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ANÁLISE SEMIÓTICA DA PUBLICIDADE E DA ARTE
Gisele Maria SILVEIRA
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Esta pesquisa visa a discutir a relação tênue entre a produção publicitária e a arte, por
meio de intercalações, justaposições e fusões entre um discurso e outro. Tem como
objeto de análise o filme publicitário que divulga o patrocínio do Bradesco ao
espetáculo Saltimbanco do
Cirque du Soleil,
em temporada no Brasil, em 2006. A
publicidade televisiva analisada propõe entrecruzamentos de efeitos de sentido,
articulando uma significação sincrética que, como pretendemos evidenciar, foi capaz de
despertar no destinatário da mensagem, não apenas o desejo de conhecer, mas o de
analisar o
modo
como as duas mensagens foram elaboradas, arquiteturando a
significação, embora advinda de uma fruição estética, comparada àquela provocada pela
manifestação artística. A análise do discurso publicitário será empreendida sob a
perspectiva das teorias semióticas greimasiana e daviliana que propõem a busca da
significação por meio da desconstrução e reconstrução do sentido verbo-visual.
Palavras-chave: publicidade; arte; semiótica sincrética; Figuratividade Visual;
significação.
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FEMA/IMESA-Fundação Educ. do Município de Assis,