O propósito desta pesquisa é analisar a campanha publicitária criada pela agência de
publicidade Neogama/BBH para a divulgação do patrocínio do Bradesco ao espetáculo
Saltimbanco da temporada 2006 do Cirque du Soleil
,
no Brasil. A campanha explora o
patrocínio do banco, comparando seus produtos e serviços às apresentações do circo,
suplantando-as. Observaremos a campanha em suas manifestações sincréticas: a
publicidade em suporte televisivo (abordagem parcializada de uma sequência verbo-
viso-dinâmica, em situação verbo-viso-estática).
Objetivamos conjeturar, principalmente, que a projeção, utilização, intercalação e fusão
do discurso publicitário no universo da Arte possam conduzi-lo a uma nova concepção:
a de “manifestação artística”. Isso só será possível por meio de um percurso
metodológico, a exemplo do semiótico, para a análise dos textos publicitários alusivos à
campanha. A partir desse estudo, proporemos discussões, principalmente, acerca da
abordagem artística que o produtor da campanha explorou juntamente aos conceitos
inerentes ao seu produto. Discutiremos os múltiplos aspectos reconhecidos no texto
sincrético. Nossa análise, face à cientificidade que demanda, embora recaia sobre as
manifestações verbo-visuais, prioritariamente, abordará fragmentos de outras
linguagens, eventualmente, quando surgirem como interferentes ocasionais alterando a
articulação de sentido.
Metodologia
A análise visual do texto publicitário será empreendida por meio da Teoria da
Figuratividade Visual. Fundamentada na semiótica europeia, Nícia D´Ávila, orientada
por Greimas e co-orientada por J. C. Coquet, em tese de doutoramento em Semiótica,
desenvolveu teorias que nos fornecem condições de contemplação, apreensão,
desconstrução e reconstrução, no perscrutar do sentido dos textos não-verbais (visuais e
rítmico-sonoros).
A Semiótica da Figuratividade Visual mantém um distanciamento entre as linguagens
não-verbais e a linguagem verbal utilizando do verbal apenas a metalinguagem e
possibilitando demonstrar certa autonomia e o estatuto semiótico dos conteúdos de