Sentido Greimasiano, mas com algumas alterações diversificadoras que aconteceram
em função do envolvimento da autora com outras teorias, e do “posicionamento interno
e relacional dos patamares e nos patamares, em conformidade com a natureza dos
conteúdos específicos à linguagem figural-figurativa”. D’Ávila (2007, p. 41)
As principais cenas do nosso
Corpus
, o filme publicitário Bradesco e
Cirque Du Soleil
,
estão materializadas nas figuras de 1 a 5 contidas no anexo 1. Neste trabalho
utilizaremos as cenas 2 e 3 e, em seguida, as cenas 13, 14 e 15 deste filme, pois
entendemos que essas sequências, dentre um razoável número de incidências plásticas
examinado, materializam-se como as mais interessantes no texto.
a) sequência 1 (cenas 2 e 3).
Tendo em vista que o objeto figural 2 básico (clas-b) é determinado pelas formas
primitivas básicas classemáticas (ex.: triângulo, retângulo, quadrado, círculo), e que,
denominado figural 2 classemático, designa as qualidades sêmicas contextuais
gradualmente quantificadas e qualificadas, verificamos as “colunas do trapézio”
presentes em toda a sequência (cenas 2 e 3). Aqui designadas como
formemas
parciais
/fp/, encontram-se agrupadas paralelamente e dispostas em cinco espaços que se
subdividem de forma dissimétrica numa espécie de cinco retângulos verticais de
larguremas
desiguais, embora com
alturemas
idênticos. Com a extrapolação da forma
retilínea
verticalizada
, das quatro “barras de apoio”, duas no plano superior, quatro no
inferior, marcadoras dos espaços construídos, com suave inclinação para o centro,
apreendemos na cena 2, dispostos lado a lado,
classemas básicos (clas-b) da
quadrangularidade, da retangularidade
e da
triangularidade
, absorvidos por
montagens de
angulemas
colhidos entre “troncos”, “braços” e “pernas”, agrupados na
zona central do
frame
. Em
coloremas
amarelo, vermelho, e azul mesclado (seis
tracemas
diagonalizados: 3 na base esquerda e 3 a direita do
frame
, convergentes entre
si, indicadores de movimento e força, em ascendência, referenciando os elementos
“humanos”.
Cromemas
em tons de laranja, frutos da luminância sobre o
amarelo+vermelho, destacam o equilíbrio entre massas e volumes. Embora com um
peso centralizado na junção de elementos no frame, sob
tensuremas
(semas da tensão
rítmica produzida pela submissão destes à proxêmica), a leveza rítmico-estática dos
objetos “braços” intercalados em dissimetria, traz a atenção do pesquisador ao logotipo