(
horizontalidade
= o material humano)
versus
cultura (verticalidade = material não
humano). As figuras da sequência 2 e 3 mostram que as primeiras cenas materializadas
do filme do Bradesco com o
Cirque du Soleil
têm como
formema
total /ft/ o
agrupamento dos trapezistas + as colunas do trapézio + texto verbal que aparece
somente na cena 3.
Figura 2 – Cena 3
Nela existe uma incidência de
tracemas
retilíneos em projeções sintagmáticas plásticas,
diagonalizadas
(
retilineidade diagonalizada
), dispostas sob rimas plásticas efetuadas
entre si que lhes possibilita a devida simetria rítmico-estática.
Esta lhes transmite força no movimento ascendente. Entre os trapezistas e as colunas do
trapézio, dos
tracemas retilíneos verticalizados
(imanência) surge a extrapolação de
formas geométricas como triângulos, retângulos, que somados ao texto verbal, dão a
totalidade conotativa do
formema
/ft/ denominado: “igual aos nossos gráficos de
investimento” (aparência). Se cada quadrado observado nessas cenas abriga dois
triângulos, temos a formação de isotopias da
triangularidade
, da
quadrangularidade
, da
angularidade
, compondo a imanência formal da cena, transmitida sob aparência de
figurativos múltiplos, conforme figura 2. O que se apreende, em primeira instância, são
os efeitos de sentido ligados à Substância do Conteúdo. Somente a Forma do Conteúdo
nos permitirá promover no sentido, a sua articulação, produzindo a significação. Como
efeito de sentido são responsáveis os figuradores 1 e 2, aos quais acrescentamos sempre
dados ideais de nossa subjetividade e não os reais, objetivos e verificáveis. As cores nos
transmitem estados de alma, pois contém valores passionais, tímicos. Os actantes das
narrativas são seres idênticos ou semelhantes a multidões que nos circundam ou que nos