diagonalizadas,
ambas em concavidade, como se uma circularidade tivesse sido
interrompida por
fractalidade
, gerando cada uma delas, e os
tracemas retilíneos
verticalizados,
posicionados em paralelas entre elas, impediriam que se religassem.
Estes
tracemas
retilíneos serviriam de eixo de sustentação, numa força atrativa por
gravidade, junto ao solo. São, no entanto, as paralelas que garantem o equilíbrio
perfeito do logotipo. A
semicircularidade
da esquerda, dotada de
extensurema
maior do
que a da direita, nos reporta à cena 15, à palavra BRADESCO, sendo
orientada
, por
direcionalidade, sob este grande
tracema circularizado
que lhe dá cobertura. Entre a
menor
semicircularidade
e a maior, na cena, observamos o “corpo da bailarina” em
estado de ligeiro desequilíbrio, o que nos coloca em situação de julgamento sobre as
paralelas do logotipo e as “pernas” da bailarina (em rima poética). Desse modo, ganha
intencionalmente o BRADESCO no termo “completo”, aparentemente inofensivo em
colorema
negro (embora sobre vermelho), mas vencedor no equilíbrio protecionista que
deve existir numa empresa que intenciona ter um grande porte. Este equilíbrio, outrora
verificado nas demais cenas circenses, surge no final, sob a tutela do Bradesco,
referenciando a possibilidade de também oferecer cobertura e aportes financeiros ao
Cirque du Soleil.
Nas cenas 13, 14 (ora não examinadas) e 15 existe também uma incidência de
tracemas
em projeções sintagmáticas
horizontalizadas
, demonstradas pelo
formema
parcial
“retângulo” de
colorema
vermelho (classema básico da
quadrangularidade
), que abriga
o
slogan
“Bradescompleto” e que perpassa toda a extensão da cena, disposto em rima
plástica com o
formema
parcial “corda” que sustenta a trapezista.
Demonstramos, portanto, no quadro contíguo, as Isotopias:
Retangularidade
: linhas
vermelhas
; Angularidade, Diagonalidade:
linhas laranjas
; Triangularidade:
linhas
azuis
; Verticalidade:
linhas verdes;
Horizontalidade:
linhas cinzas.
Devido a grande quantidade de elementos analisáveis nos textos, nos detivemos em
alguns aspectos da análise, primeiramente, entendendo que a conclusão de nossas
pesquisas nos proporcionará maiores esclarecimentos acerca das categorias figurais (1 e
2) que compõem o eixo semântico da figuralidade e as duas categorias figuradoras (1 e
2) responsáveis pelo exame mais detalhado do figurativo.