do Banco Bradesco que se faz presente ao alto e à direita do
frame
, como figura de
fundo, amparada entre dois “braços”, sob ausência de
coloremas
, numa “enunciação-
enunciada (ou reportada)”, segundo Greimas (s/data, p. 147-148). Nesta cena 2, os
trapezistas exibem em sua performance ângulos de 90 graus (isotopia da
angularidade
e
da
perpendicularidade
) entre os braços e as pernas esticados horizontalmente (isotopia
da
horizontalidade
e da
quadrangularidade
) e os troncos e as colunas do trapézio
(isotopia da
verticalidade
e da
retilineidade
). Com rimas plásticas horizontais e
verticais, demonstram total equilíbrio composto sob um ritmo pseudo-estático.
Figura 1 – Cena 2
O Figural Nuclear que serve de massa fluídica englobante, espectro propulsor da
Substância do Conteúdo, abriga todos os semas apresentados na seqüência de cenas 2 e
3, esta última analisada no
formema
total /ft/ denominado “Gráficos de Investimento”
sob o sema nuclear da
Quadrangularidade
. Identificamos, na sequência, os planos que
compõem as cenas 2 e 3: P1: fundo escuro; P2: figuradores (luzes, objetos não
identificados); P3: peças inferiores em
colorema
rosa fosco; P4: barras verticais; P5:
corpos humanos; P6: logotipo Bradesco; P7: texto verbal.
A cena 3 já comporta um ritmo assimétrico/simétrico, ou seja a mistura a+s. Nas
categorias englobantes apreendemos um pseudo-dinamismo rítmico (num movimento
ininterrupto), e nas categorias englobadas, uma repetição estática dos elementos em
ritmos aperiódicos. Os figurinos detêm
texturemas
elásticos com massas e volumes
proporcionais, numa perspectiva que vai da falta de nitidez inferior à total nitidez
superior devido às
luminâncias.
A Orientação observada como sema qualificador da integração entre o caráter figural e
o figurativo, define as oposições semânticas que podem ser categorizadas em: natureza