esvai e o feio pode se tornar atraente. No poema “Lições de tio Nená”, o autor
desconstrói os padrões tradicionais de comportamento:
Se você fizer bobagem
E ficar malcomportado
E for desobediente
Sem- vergonha malcriado
Eu vou te pegar no colo
E te cuidar com
Todo o meu carinho
Vou te fazer um cafuné
Até você ficar bonzinho
(1998).
Feitas essas observações sobre os aspectos que provocam e levam o poeta a
uma atitude estética de criação, passamos a abordar os traços pertinentes à poesia
infantil que podem ser encontrados n’
A casa do meu avô
. Sabemos que a criança
percebe o mundo de forma emocional e globalizante e que, por esse motivo, a
linguagem condensada e emotiva, com ênfase no todo e não nas partes, característica da
poesia, a emociona e a cativa. Nos poemas aqui estudados, as imagens poéticas são
econômicas e enriquecedoras, pois, fundindo elementos diferentes, elas conservam suas
características próprias e acrescentam-lhes novas significações.
Os integrantes dos poemas, animais e objetos, compartilham o mesmo espaço
com os seres humanos, uma visão que mostra, na maioria das vezes, que o autor tanto
prima pelo aspecto realista do mundo quanto pela fantasia. Assim, sua poesia não se
encerra na linha do verismo, mas alcança o mundo da fantasia, da imaginação e do
sonho num equilíbrio coerente e harmônico. Esse equilíbrio é capaz de fazer fascinar
leitores de várias faixas etárias.
O piano misterioso revela a antropomorfização dos objetos e, portanto, a
prosopopéia. Quando o relógio da sala soa doze badaladas, um ruído misterioso surge
no ar, o piano começa a tocar sozinho:
... Fui perguntar pro seu Júlio
Ele disse que é fantasma
Fui falar com a dona Geralda
Ela só disse cruz – credo!...
...O tio Nená que é tantã
Me contou emocionado
1...,85,86,87,88,89,90,91,92,93,94 96,97,98,99,100,101,102,103,104,105,...445