de luz, agregando o designo de pulsação, vida, batimento cardíaco, os quais se ligam,
também, ao vocábulo “
coração”,
em suma, o nascimento de um novo momento.
Por meio de outra metáfora,
“versos de sangue”,
a poesia fala dela mesma, isto
é, usando o recurso da metapoesia, tanto as mulheres
“pariram”
novos filhos para uma
nova nação, sem a imposição colonial, quanto à literatura, que por meio de uma luta
incessante da resistência literária à imposição de formas poéticas e comportamentos
provindos de Portugal, “rasgam”, parem seus próprios padrões, e, como se fossem
sangue, derramam e contaminam a sua esperança num futuro mais confiante dentro do
panorama literário moçambicano. Outro vocábulo que se destaca no último verso é o
“latejam”
, pois ela dá uma ideia de pulsação, dilatação, palpitação de um país e de uma
literatura prestar a parir.
Na sexta estrofe, diferente das demais, a frase que vinha se repetindo ao longo
do poema, como se fosse um refrão, é colocada no último verso, visto que agora a
ênfase não está mais no entre tempo crepuscular, mas sim na claridade,
“no canto
livre”.
O primeiro verso já destaca a liberdade por meio do vocábulo
“livre”
, ao qual
se aglutina o nome-substantivo
“canto”
e, adicionado pelo conectivo
“e”
, o nome
adjetivo
“bravio”
também se acopla ao verso
.
Assim, há uma liberdade cantada e não
mais domesticada, feroz e indomável, para a qual o vocábulo
“bravio”
destaca.
Certamente, uma das imagens mais fortes de liberdade, as aves, dão o enlace à
estrofe e, não é qualquer ave, é a ave da minha terra. Por meio da locução adjetiva,
composta por preposição, pronome adjetivo e nome-substantivo, ela se acopla à ave,
reforçando a condição de liberdade em transformação.
A sétima estrofe é introduzida pela conjunção
“mesmo”,
expressando uma ideia
de que mesmo que seja difícil o (re)nascer de uma nação e de uma literatura, são cinco
horas da manhã, está na transição de um tempo que está por vir. Portanto, a conjunção
reforça a instabilidade vivida no poema, mesmo que tal fato aconteça, pode ser que
venha um resultado favorável ou não.
A imagem formada nesta estrofe constrói-se pela junção da claridade e da
escuridão, talvez aqui a representação do crepúsculo tenha alcançado o seu clímax, pois
com a soma dos vocábulos
“nuvens, espessas, toldando, luz e sol”,
claro e escuro se