Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 357

midiática, que é o elo que une as duas outras por meio de diferentes modos de
mediação: panfletos, cartazes de rua, os veículos de informação etc.
Sendo assim, é através das eleições que o discurso político será motivado e fará
sentido. Rubim (2002) vê a eleição como um rito periódico e legitimado para a escolha
daqueles que estarão em lugares de comando, aqueles que terão parcelas substanciais de
poder para governar. Através da eleição e do instrumento do voto, cada cidadão delega
sua parcela de poder a um representante político, que, reunindo um conjunto necessário
de votos, adquire representatividade para ocupar um lugar no governo. Segundo o
mesmo estudioso (2000), nesse período ocorre um intenso investimento em
comunicação através das mídias, já que os sujeitos políticos precisam “comunicar ideias
e propostas, convencer, argumentar, emocionar; enfim, de mobilizar mentes e corações
em uma disputa, normatizada em ambiente público do poder político na sociedade”
(
Idem
, p. 96).
Retomando nossas discussões anteriores a respeito da transformação na política,
Manin (1995) diz que a principal causa desta transformação estaria centrada no
desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação, especialmente o rádio e a
televisão, veículos capazes de aproximar candidato e eleitor. Ao abordar a evolução da
democracia representativa, Manin (
idem
, p. 26) caracteriza as sociedades de massa
como democracias de público nas quais “[...] os candidatos se comunicam diretamente
com seus eleitores através do rádio e da televisão, dispensando a mediação de uma rede
de relações partidárias [...] e a televisão realça e confere uma intensidade especial à
personalidade dos candidatos”. Vemos, dessa forma, que os meios de comunicação de
massa, como a televisão, ocupam uma posição estratégica na produção de visibilidade
do discurso político.
Nos pleitos atuais, é o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) que se
apresenta como um dos recursos que têm recebido notável atenção de campanha dos
partidos políticos. Este modelo de propaganda opera no sentido de confluir, para um
mesmo espaço político, as iniciativas mais importantes da disputa pelo voto. No Brasil,
o programa convencional de meia hora veiculado duas vezes por dia ocupa lugar de
destaque no horário nobre, embora os telespectadores apresentem ainda resistência ao
modelo. No entanto, convém ressaltar que o HGPE apresenta toda uma história para
exemplificar sua importância na atualidade, mas, neste momento, não é nosso intuito
apresentar esse processo histórico, dado os nossos objetivos e a dimensão espacial deste
artigo.
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