Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 354

O SENTIDO DO NOVO E O NOVO SENTIDO: A PRODUÇÃO DOS EFEITOS
DE SENTIDO NAS PROPAGANDAS DOS PRESIDENCIÁVEIS
BRASILEIROS DE 2010
Raquel de Freitas ARCINE
1
Resumo:
A predominância da imagem e a metamorfose ocorrida na maneira de se fazer
política são práticas corriqueiras no atual mundo globalizado. Considerando este
contexto, as transformações ocorridas no discurso político contemporâneo e o
dispositivo teórico da Análise do Discurso, o presente trabalho pretende apresentar
gestos de interpretação que apontam os efeitos de sentido produzidos em propagandas
políticas no ano de 2010. O
corpus
de análise deste trabalho é constituído pelas
transcrições de duas propagandas de 30 segundos que circularam durante o segundo
turno das eleições para presidente do Brasil, ou seja, as propagandas dos candidatos
José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) veiculadas durante os horários gratuitos de
propaganda eleitoral. Este fato retoma a ideia pecheutiana de que o sentido não existe
em si, mas é determinado pelas posições ideológicas em que as palavras são produzidas
e de que as palavras mudam de sentido de acordo com as posições dos sujeitos que as
empregam.
Palavras-chave:
Análise do Discurso; eleições; propagandas políticas; memória;
sentidos.
Considerações iniciais
No ano de 2010 tivemos a eleição para Presidente da República no Brasil. Entre
vários candidatos ao cargo, um deles em especial, José Serra (JS) do PSDB chegou ao
segundo turno ao lado da candidata da oposição Dilma Rousseff (DR) do PT, que teve
muitos votos expressivos resultando na vitória da disputa. Dado esse rápido contexto, e
privilegiando o sujeito político José Serra para estudo, surgiram várias inquietações a
respeito da imagem que determinado sujeito político precisa passar de si para ser aceito
pelos eleitores – o grande público alvo – e como isso afeta o candidato adversário.
Nesse jogo de disputas e com o advento da modernidade, as transmissões de
informações ocorrem de forma veloz, na qual a mídia torna-se supervalorizada e a
imagem passa a ter valor fundamental. Além disso, a metamorfose ocorrida na maneira
de se fazer política faz com que os sujeitos políticos necessitem se adequar a este novo
1
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da Universidade Estadual de Maringá.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e-mail:
1...,344,345,346,347,348,349,350,351,352,353 355,356,357,358,359,360,361,362,363,364,...1290
Powered by FlippingBook