Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 355

espaço para ganhar “pontos” nesse jogo que é o campo político. Assim, o Horário
Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) juntamente com as propagandas políticas são
o diferencial nessa corrida pela vitória das eleições, pois é o momento que cada
candidato dispõe para aderir o maior número de eleitores aos seus partidos e convencer
os eleitores indecisos de que determinado partido é garantia de um governo melhor do
que o adversário.
Dessa maneira, esperamos, com este artigo, mostrar como as propagandas
políticas discursivizam diversos sentidos sobre dois políticos brasileiros e como elas
constituem-se na instância midiática fazendo falar efeitos de repetição ou de ruptura;
sentidos novos ou novos sentidos. Para isso, mobilizaremos o escopo da Análise do
Discurso (doravante AD) de linha francesa, especialmente os conceitos de sujeito,
memória discursiva e interdiscurso.
O
corpus
de análise deste trabalho é constituído por duas propagandas de 30
segundos que circularam durante o segundo turno das eleições para presidente do Brasil,
ou seja, as propagandas dos candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)
veiculadas durante os horários gratuitos de propaganda eleitoral. Como se trata de
arquivo de vídeo (audiovisual), para a realização deste trabalho, congelamos o vídeo do
programa de Serra em cinco imagens e o do programa de Dilma em quatro imagens.
Ressaltamos que as imagens estão acompanhadas de transcrições das falas respectivas a
elas.
Considerando que alguns enunciados remetem ao mesmo fato, mas não
constroem as mesmas significações, deve-se ressaltar que a escolha do
corpus
aqui
analisado se justifica por que ambas as propagandas recuperam a história política de ex-
presidentes do Brasil. No entanto, cada uma produziu efeitos de sentido diferentes,
efeitos possíveis devido à filiação dos enunciados às respectivas formações discursivas
de cada sujeito político. Este fato retoma a ideia pecheutiana de que o sentido não existe
em si, mas é determinado pelas posições ideológicas em que as palavras são produzidas
e de que as palavras mudam de sentido de acordo com as posições dos sujeitos que as
empregam. Além disso, este trabalho pretende demonstrar a relação que se estabelece
entre as materialidades sincréticas, ou seja, entre os elementos verbais e visuais das
propagandas políticas.
O discurso político nas eleições no HGPE
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