Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 366

MENTIRAS E PROMESSAS ELEITOREIRAS: EFEITOS DE SENTIDO NA
CHARGE HOMEM-LEGENDA
Raquel Tiemi Masuda MARECO
1
Maria Célia Cortez PASSETTI
2
RESUMO
:
A charge Homem-Legenda, criada por Adão Almeida Iturrusgarai,
apresenta situações do cenário político atual e uma legenda, ou seja, a fala do Homem-
Legenda, cujo objetivo é tentar explicitar o não dito pelos personagens representados
nas charges. Nesse contexto, buscamos observar os efeitos de sentido produzidos pelas
charges Homem-Legenda veiculadas pela
Folha de S. Paulo
, no caderno especial
intitulado Eleições 2010, que circulou no período de 5 de setembro a 31 de outubro.
Coletamos um total 39 charges, das quais selecionamos quatro, cujo tema predominante
era mentiras e promessas eleitoreiras. Para tanto, nos embasamos na Análise do
Discurso de linha francesa de vertente pechetiana. Por meio das análises, observamos
que o sujeito-chargista critica e ironiza as situações e os políticos posicionando-se
discursivamente, através das legendas, como um super-heroi salvador, que alerta os
leitores contra as mentiras políticas, na tentativa de produzir um efeito de verdade e
ironia.
Palavras-chave:
memória discursiva; discurso político-midiático; eleições 2010;
mentira política;charge;
Considerações iniciais
A charge tem um caráter opinativo e busca, por meio do humor e da ironia,
atingir determinado alvo. O humor e a ironia presentes nas charges são construídos
através de personagens e caricaturas que, geralmente, representam uma situação atual,
alvo de crítica do chargista.
Dentre esses alvos, os sujeitos políticos e as situações da política, como
escândalos, corrupção, entre outros, são os preferidos dos chargistas, tal como Adão
Almeida Iturrusgarai, criador do Homem-Legenda, cujas charges são veiculadas pela
Folha de S. Paulo
em período de eleições.
Nas charges Homem-Legenda há sempre uma representação de situações do
cenário político atual e, abaixo, a legenda, ou seja, a fala do Homem-Legenda, cujo
objetivo é tentar explicitar o não dito pelos personagens representados nas charges.
1
Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM,
2
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista, docente no departamento de Letras e no
Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá,
1...,356,357,358,359,360,361,362,363,364,365 367,368,369,370,371,372,373,374,375,376,...1290
Powered by FlippingBook