Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 375

No caderno Poder (Folha de S. Paulo) do dia 7 de julho de 2010
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, página A4, a notícia
principal é o foco na questão social, na largada da campanha
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. Para reforçar essa questão,
outra notícia
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(p. A9) circulou nessa data, dizendo que após a candidata Dilma acusar
oposição de acabar com o Bolsa Família, o candidato tucano promete dobrar o benefício. No
dia 8 do mesmo mês, outra notícia
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reforça a questão social: Marina ironiza disputa por Bolsa
Família.
Em várias outras notícias foram enfatizadas a disputa entre os candidatos Dilma
Rousseff e José Serra, respectivamente primeiro e segundo lugar nas pesquisas de intenção de
voto, pela manutenção do Bolsa Família, cada um querendo aumentar o número de
beneficiados mais que o outro. A terceira candidata, Marina Silva, aparece nessa cena
criticando o uso excessivo da questão social e chega a afirmar que essa questão não é artefato
eleitoreiro.
A campanha de Dilma na televisão enfatiza, nessa fase, a ascensão social das classes
mais baixas por meio de propagandas dos resultados do governo Lula com os programas
sociais, entre eles, o Bolsa Família.
Ao vermos essa charge, a memória discursiva recuperada é a do programa eleitoral de
Dilma, que promete diminuir a pobreza e melhorar a vida dos mais pobres. Essa memória é
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No dia 6 de julho de 2010 o TSE autorizou a propaganda eleitoral nas ruas e na internet. Portanto, pode-se
considerar que o dia 7 é o primeiro dia de notícias sobre as campanhas eleitorais.
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Título da notícia: Largada da campanha tem foco no social e confusões.
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Mesmo jornal, mesmo caderno.
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Mesmo jornal, mesmo caderno, p. A6.
Figura 1:
Vou Acabar com a desigualdade social.
Fonte: Folha de S. Paulo, 06 de setembro de 2010 – Caderno Especial Eleições 2010, p. 2
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