Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 381

DISCURSO EM FOUCAULT E EM PÊCHEUX: NOTAS DE LEITURA PARA
DISCUSSÃO
Roberto Leiser BARONAS
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Resumo:
Neste artigo, pretendemos discutir alguns dos pontos de convergência e de
divergência epistemológica entre os conceitos de formação discursiva e de discurso,
formulados por Michel Foucault e por Michel Pêcheux.
Palavras-chave:
Discurso, Formação Discursiva, Análise do Discurso, Epistemologia
Lingüística.
Primeiras palavras
É possível constatar em muitos trabalhos acadêmicos brasileiros recentes
(teses, dissertações, livros, artigos científicos, ensaios, sites, entre outros), sobretudo no
domínio dos estudos do discurso, que as idéias de Michel Foucault têm sido
aproximadas e, muitas vezes, até confundias com as de Michel Pêcheux. Esses estudos
partem da premissa de que existem muitos pontos de convergência epistemológica entre
aquilo que Michel Foucault formulou no tocante ao discurso enquanto objeto de estudo
e aquilo que foi articulado por Michel Pêcheux à luz da Lingüística, da Psicanálise e do
Materialismo Histórico enquanto objeto teórico. Segundo tais trabalhos essa
aproximação conceitual é compatível, pois é possível observar, por exemplo, alguns
pontos de estreito contato entre os dois estudiosos no que concerne às noções de
formação discursiva e de discurso.
Entretanto, nestes trabalhos, noções como de formação discursiva e de discurso
têm sido compreendidas esquecendo-se de levar em consideração por um lado os
mirantes epistemológicos que lhes deram guarida e, por outro, as diversas veredas
históricas pelas quais o pensamento destes autores passou. Ademais, tais trabalhos se
esquecem de considerar que Michel Foucault em seus ditos escritos, diferentemente de
Michel Pêcheux, nunca se deteve em elaborar um dispositivo teórico-analítico de
tratamento lingüístico-histórico do discurso e que em seus trabalhos estes autores,
embora em alguns momentos tivessem mantido interesses comuns, por exemplo, no
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Professor no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCAr e
professor visitante no Mestrado em Estudos da Linguagem da UFMT. Bolsista de Produtividade em
Pesquisa - nível 2 - do CNPq, e mail
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