Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 334

No entanto, de acordo com outro periódico inglês, o "Metro", a aproximação da foto
indicaria que o homem estaria usando uma bermuda laranja ou da cor da pele. A cena
foi flagrada em uma rua em Saint-Guillaume, na província de Quebec.
Legenda da foto:
Homem teria sido flagrado nu lendo livro. (Foto:
Reprodução).
A foto mostra a frente da casa, parte lateral e garagem, e o homem sentado, sem
camisa, supostamente lendo um livro. A distância não possibilita precisar se está com
ou sem bermuda.
Contraponto, parafrasticamente, título, subtítulo e legenda:
Homem é flagrado 'nu' lendo livro na varanda no Canadá
[título]
[...].
Mas aproximação da foto indicaria que homem estaria de bermuda.
[subtítulo]
Homem teria sido flagrado nu lendo livro.
[legenda]
Se o local de publicação dessa notícia fosse desconhecido, pelo enunciado ela
poderia ser, jornalisticamente, identificada como parte do noticiário de um jornal
classificado como sensacionalista, sem que o aspecto bizarro fosse enfatizado
explicitamente na notícia, como notícia.
Parafrasticamente, observa-se que o noticiário sensacionalista é
constitutivamente bizarro tal como o noticiário
sobre
o bizarro. Nas textualizações
noticiosas apontadas pela própria categoria jornalística como sensacionalistas, o aspecto
sensacional tende a ser associado à maneira como tal evento é relatado/descrito,
formatado/estruturado, do que, propriamente, ao que envolve tal evento a ponto dele se
constituir como notícia. No noticiário
sobre
o bizarro, cuja localização se dá numa
editoria nomeada de “Planeta Bizarro”, tanto a formulação e circulação do dizer quanto
os efeitos advindos do funcionamento (desse con)junto das notícias daí resultantes
buscam (para além de uma ação consciente) e tentem a “validar” (como efeito) o sentido
de estranhamento no evento em si do que na forma/estrutura do dizer.
Por mais que haja aspas na palavra “nu”, presente no título da matéria em
questão, o efeito nele/por ele produzido, como primeiro impacto da noticiabilidade, é de
afirmação enfática e não de dúvida. Esta só se faz possível, já sob o impacto da
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