Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 324

(WOLFF, 2009, p. 39), justificando, portanto, direitos universais e próprios da sua
condição de ser humano.
O ser humano é também significado a partir da tríade aristotélica razão-
linguagem-política, afinal o homem é visto como um ser diferenciado, dotado de
história, ética e moral, ou seja, sua capacidade de linguagem e de razão, bem como o
seu caráter político constitui o seu diferencial em relação aos demais seres vivos, sendo,
inclusive, no Artigo 1° da
Declaração Universal dos Direitos Humanos
, no qual os
homens são definidos como “dotados de razão e consciência”. Seu entendimento como
um ser social influencia, por exemplo, na comunidade em estudo, a discussão sobre o
aborto, um dos temas mais inquietantes para os internautas, na qual aspectos históricos e
políticos são tomados como argumentos por um dos sujeitos para desacreditá-lo, da
mesma forma que outros sujeitos os utilizam para defender o aborto, relacionado ao
mais elementar e mais discutido direito humano: a vida. Além disso, a pergunta posta,
com ironia, por um dos sujeitos no fórum “Aborto”, a saber: “O ser humano é algo
especial ou apenas um animal, carne e osso?” demonstra a separação estabelecida entre
o homem e os demais seres. Seu direito à vida não diz respeito simplesmente à
alimentação, como os animais, mas refere-se à participação e influência política, à
maneira como concebe alguns elementos-chave (
o direito à vida. Sem qualitativos,
bem digamos ‘digna’, porque aí parte-se para as rais (sic) do subjetivismo. O que é
Extraído do tópico “Cuidado!”, da comunidade do Orkut “Direitos humanos para humanos direitos”.
Extraído do tópico “Cuidado!”, da comunidade do Orkut “Direitos humanos para humanos direitos”.
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