Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 321

maneira, a relativização do direito à vida, pilar dos direitos humanos, devido ao
entendimento de ser humano enquanto ser que “deve ser perfeito”.
3
Além da relação com discursos religiosos, os sentidos sobre o ser humano, na
comunidade, perpassam as significações oriundas da história do homem em sociedade
(“‘Direitos humanos para humanos direitos’ não seria recriar a idéia de ‘Ratos
Humanos’ e assistir a um holocausto contra pecadores?”
4
), constituindo-o, portanto,
como um ser histórico, marcado pelos fatos da história mundial, ou ainda, a partir de
seus princípios últimos, ou seja, o ser humano, tal qual uma propriedade, conforme
inciso XXIII, artigo V, da
Constituição Federal do Brasil
, deve atender à sua função
social, ser útil à coletividade, afinal “O que, por exemplo, esperar de um garoto de 12
anos preso 11 vezes?”
5
. Salienta-se, entretanto, que as três filiações aqui apresentadas
estão conectadas e interagem para produzir sentidos sobre Direitos Humanos. Assim,
afirmar que ‘direitos humanos devem ser atribuídos a humanos direitos’ implica
entender que os indivíduos devem ser fisicamente perfeitos, apresentar boa índole e
“boa família”, já que precisam, desde o nascimento, viver sob a conduta esperada pela
sociedade, “que vem de berço” e que a sua vida deve ser traçada para atingir fins
socialmente aceitos pela comunidade
6
.
Neste artigo, então, discutimos as significações sobre o ser humano emergidas
na comunidade do Orkut “Direitos Humanos para humanos direitos, indicando serem os
sentidos acerca desse elemento, fundamentais para constituir os discursos sobre direitos
humanos. Tomamos como fundamentação teórica a Análise do Discurso, por entender
que a linguagem não pode ser concebida sob os moldes da perspectiva saussuriana, ou
seja, multiforme e heteróclita, nem a língua como mero “produto social da faculdade da
3
“a pobrezinha é completamente mal-formada [...] eu a assisto usufruir de seu direito à vida de maneira
penosa [...] peço todo dia que Deus tenha piedade e leve
”.
Extraído do tópico “Aborto!”, da comunidade
do Orkut “Direitos humanos para humanos direitos”.
4
Extraído do tópico “Cuidado!”, da comunidade do Orkut “Direitos humanos para humanos direitos”.
5
Extraído do tópico “A realidade sobre pena de morte”, da comunidade do Orkut “Direitos humanos para
humanos direitos”.
6
É interessante que, na comunidade, por vezes, aquilo que é considerado desvio de conduta e seria
condenado em situações diversas, é relativizado quando se trata da Igreja Católica, evocando, inclusive
fatos da história bíblica para justificar seu posicionamento. Todavia, tal tolerância não é facilmente visto
na comunidade, haja vista a defesa da pena de morte, devido à impossibilidade de ressocialização do
infrator: “quem nunca errou que atire a primeira pedra... todos dessa comunidade um dia já erraram e se
pudessem voltar atrás em algo voltariam em alguma ocasião na vida pois somos humanos e NÃO
SOMOS PERFEITOS!!!! TODOS ERRAM!!!! Tenho certeza q se a Igreja pudesse voltar atrás nas suas
atitudes lá no passado voltaria e faria diferente” – Peterson, discutindo o apoio da Igreja aos nazistas, no
tópico “Qm é a igreja pra falar de dh?”, da comunidade do Orkut “Direitos humanos para humanos
direitos”.
1...,311,312,313,314,315,316,317,318,319,320 322,323,324,325,326,327,328,329,330,331,...1290
Powered by FlippingBook