Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 547

O medo da loucura nem sempre esteve inteiramente separado da ansiedade de que, sem
Deus, a civilização se desintegraria. Dostoiévski assemelha-se a Nietzsche, tanto por ser
profundamente religioso por temperamento quanto por estar apreensivo acerca das
conseqüências do niilismo (...) ‘Decidi há muito tempo não compreender’, diz Ivan
Karamázov. ‘Se tento compreender alguma coisa, serei desleal ao fato, e estou
determinado a permanecer fiel ao fato’. Assim era Nietzsche (HAYMAN, 2000, p.16).
Essa citação vem reforçar, além das possíveis proximidades entre esses, a interrogação
sobre os valores estabelecidos por uma sociedade burguesa e arcaica, que se enraizava
em crenças que inutilizavam a capacidade criadora e libertadora do homem.
Entrever o modo como os conceitos de liberdade e verdade são tratados na obra de
Dostoiévski e de Nietzsche, sem deixar de lado também a reflexão acerca do novo
homem descrito na obra de tais escritores, principalmente em Nietzsche, pois se Deus
está morto o homem também
4
, a pergunta é quem é agora esse sujeito? Quem é esse
homem?
As personagens em Dostoiévski têm em si um caráter livre permitindo que se
vislumbre uma criação aberta. Nas palavras de Bakhtin: “a consciência do herói é dada
como outra, a consciência do outro, mas ao mesmo tempo não se objetifica, não se
fecha, não se torna mero objeto da consciência do autor” (BAKHTIN, 1981, p.3). Suas
personagens são livres, assim as criações artísticas em Dostoiévski vão além da simples
colocação do problema, pois a estrutura de seus romances, como por exemplo,
O Idiota,
revela a individualidade, a qual escapa do habitual, do que seria comum, e é dado em
suas obras um outro caráter que expõe suas personagens de forma nua e
crua
, o que
pode causar estranheza ao leitor. A personagem em Dostoiévski tem em si uma relativa
independência em relação ao criador, no entanto, como lembra Bakhtin, isto não
significa que ela escapa do plano do autor.
Assim, além da bibliografia específica sobre Dostoiévski percorrer-se-á a obra do
filósofo F. Nietzsche, pois além de analisar a verdade, esse pensador perguntou sobre a
possibilidade desse conceito. Em
Assim falou Zaratustra
, Nietzsche anunciou a morte
de Deus, atencipando um outro homem, ou seja, aquele homem que está além das
fronteiras morais, e Dostoiévski ao descrever suas personagens aproxima-se da filosofia
nietzscheana, ou seja, questiona valores morais propondo de certa forma sua superação,
basta pensar o quanto o Homem do subsolo é perturbador, ou ainda, o fracasso e as
inquietações diante da própria existência do Homem em
Um sonho do homem ridículo
4
A esse respeito, ver capítulos IX e X de FOUCAULT, M
. As palavras e as coisas: uma arqueologia das
ciências humanas.
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