Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 538

fazer pedagógico e apresentar uma postura crítica diante dos textos produzidos pelos
discentes.
Ademais, é preciso seguir uma sequência didática sistematizada, utilizar-
se de estratégias de como elaborar atividades de leitura e interpretação para que o
trabalho se desenvolva a contento, tendo um norte, um objetivo. Assim, é possível
alcançar o objetivo proposto: ensinar os alunos a serem leitores e escritores melhores a
cada trabalho desenvolvido.
A adoção de gêneros discursivos como objeto de ensino-aprendizagem
faz-se necessário, visto que se comunica por meio deles. Desta forma, quanto mais
gêneros se domina maior será a capacidade de comunicação, o desenvolvimento pessoal
e a capacidade de exercer a cidadania.
BIBLIOGRAFIA
AMARAL. Heloísa (2009).
Tipos de texto ou gêneros de discurso
– uma questão a
discutir. Disponível em:
Acessado em: 06 ago. 2009.
BAKHTIN, Mikhail M. (1986).
Marxismo e a filosofia da linguagem
.
4.ed. São Paulo:
Hucitec, 1986.
___. (2003). Os gêneros do discurso. In: ___.
Estética da criação verbal
. 4.ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306.
BARBOSA, J. P. (2000). Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua
portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. (Org.).
A prática da linguagem em
sala de aula: praticando os PCNs
.
São Paulo: Educ; Campinas, SP: Mercado das
Letras, 2000. p. 149-182.
BRASIL, Ministério da Educação.
Parâmetros Curriculares Nacionais
: língua
portuguesa: primeiro e segundo ciclos. Brasília, DF, 1997.
BRONCKART, Jean-Paul. (1999).
Atividade de linguagem, textos e discursos
:
por um
interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado; Pericles Cunha. São
Paulo: Educ. 1999.
DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora.
(Orgs.). (2010).
Gêneros textuais e ensino
. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
GERALDI, Wanderley Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MARCUSCHI, Luiz Antonio (2008).
Produção textual, análise de gêneros e
compreensão
. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MELO, José Marques de. (1985).
A opinião no jornalismo brasileiro
. Petrópolis:
Vozes, 1985.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação
Básica – Língua Portuguesa. Curitiba, PR, 2008.
PERFEITO, Alba Maria. (2005). Concepções de linguagem, teorias subjacentes e
ensino de língua portuguesa. In: SANTOS, Annie Rose dos; RITTER, Lílian Cristina
1...,528,529,530,531,532,533,534,535,536,537 539,540,541,542,543,544,545,546,547,548,...1290
Powered by FlippingBook