para efeitos comunicativos e expressivos. Ao observar a “entoação expressiva”, uma
articulação específica do enunciado, que tem sentido no contexto em que foi empregada,
verifica-se que essa característica confere ao gênero discursivo o caráter de uma forma
enunciativa, dependente do contexto comunicativo e da cultura do que da própria
palavra.
A vida social contemporânea exige que as pessoas desenvolvam
habilidades comunicativas que possibilitem a interação participativa e crítica no mundo
de forma que possa tentar intervir positivamente na dinâmica social. O conhecimento
sobre práticas discursivas e sociais torna-se, conseqüentemente, um pré-requisito para
que se ingresse nessa dinâmica com menos ingenuidade e mais capacidade de prever,
perceber, produzir e negociar sentidos por intermédio da linguagem. Cada vez mais,
reconhece-se a necessidade de desenvolver novas perspectivas educacionais relativas à
linguagem e ao seu uso.
Os três aspectos básicos – sobre o que se fala, quem fala e como se fala –
são definidores do contexto, ao mesmo tempo em que dependem do contexto em que
uma determinada atividade humana se desenvolve mediada pela linguagem. A
consciência desses três aspectos possibilita as pessoas serem mais ou menos articuladas
no uso da linguagem para alcançar determinados objetivos e se apropriar e expandir o
repertório de gêneros discursivos disponíveis na sociedade.
Desta forma, o ensino dos gêneros seria, pois, uma forma concreta de dar
poder de atuação aos educadores e, por decorrência, aos seus educandos. Isto porque a
maestria textual requer – muito mais que os outros tipos de maestria – a intervenção
ativa de formadores e o desenvolvimento de uma didática específica.
Na convivência social, as pessoas, quando produzem textos, levam em
conta, mesmo que inconscientemente, a situação em que estão e a situação em que o
texto será recebido. Quer dizer: levam em conta para quem, quando, sobre o que, com
que objetivo falam ou escrevem. Com base nas condições definidas pelo contexto em
que se dá o processo de interação verbal, o produtor escolhe o gênero que considera
mais adequado.
Desta forma, ao analisar ou produzir um texto, pode-se verificar:
a) A construção composicional do texto: o contexto de produção e relação
autor/leitor/texto, os elementos das estruturas comunicativas e semióticas