Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 525

GÊNERO DISCURSIVO: INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
Dra. Alice Atsuko MATSUDA
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RESUMO: Desde que a proposta de usar os gêneros discursivos como instrumento para
o ensino de Língua Portuguesa e Literatura foi veiculada pelos PCNs e sugerida nas
Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Paraná, abriu-se uma grande discussão
teórica que teve reflexos na prática dos professores em sala de aula. A perspectiva de
gêneros traz a abordagem de língua como discurso, ou seja, como diálogo, conversa
infinita entre pessoas ao longo da história da humanidade seja por meio da oralidade,
seja por meio de textos escritos. O conceito de “gênero do discurso” inclui o contexto de
produção, não como simples elemento complementar, mas como aspecto constitutivo
central. Desta forma, a presente pesquisa objetiva apresentar uma prática pedagógica, em
que se desenvolveu o tema “racismo”, trabalhando diversos gêneros discursivos da
esfera jornalística. O estudo tem como base a teoria de gênero discursivo, segundo os
pressupostos teóricos de Bakhtin.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Bakhtin. Ensino. Leitura. Produção
textual.
INTRODUÇÃO
O uso dos gêneros discursivos muda o conceito de língua que está por
trás das práticas pedagógicas. Para a profa. Heloísa Amaral, o professor precisa se
perguntar qual é a sua concepção de língua? Se língua é um código? Se língua é um
sistema? Se língua é uma estrutura? Se língua é um discurso?
De acordo com a pesquisadora, esses questionamentos são importantes
serem feitos porque, ao longo das últimas décadas, foi possível constatar que o conceito
de língua que o professor adota determina sua prática em sala de aula. Se ele pensa que
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Grupo de Pesquisa CRELIT-UENP-Cornélio Procópio/SEED-PR/FACCREI,
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