Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 522

10. (08/11/2007 20h: 57 min) Tutora Márcia fala para João: A figura que
representa um polígono de cinco lados que possua três ângulos retos é o
prisma
triangular
11. (08/11/2007 20h: 58 min) Prof. João fala para Todos: Márcia: Ah! ... 5 lados,
3 ângulos retos! ...
não é o prisma triangular.
12. (08/11/2007 21h: 00 min) Tutora Márcia fala para João: então qual professor?
13. (08/11/2007 21h: 01 min) Tutora Márcia fala para João: é o tetraedro regular
14. (08/11/2007 21h: 02 min) Tutora Márcia fala para Todos: boa noite fique com
Deus.
15. (08/11/2007 21h: 02 min) Prof. João fala para Todos: Espera aí Márcia
Estamos falando de polígonos não. Regiões do plano! Não do espaço.
Conforme podemos observar, a tutora Márcia apresenta dois problemas. Em
primeiro lugar ela pergunta sobre o problema 4 da página 73 (material de apoio), que
pede para que se desenhe uma figura que represente um polígono de três lados com um
ângulo reto e com dois ângulos de medida igual à metade do ângulo reto. Como a
pergunta foi extraída do livro: Espaço e Forma, que é o material para o módulo, o
docente conhecia bem o material. A dúvida poderia ser esclarecida no mesmo momento,
pois conseguimos entender a questão e saber que é um triângulo retângulo isósceles
(com um ângulo reto e dois ângulos de 45º graus).
A segunda questão pedia o desenho de uma figura que representando um
polígono de cinco lados que possua três ângulos retos. A tutora confunde a figura do
enunciado (que é plana, polígono) com um sólido geométrico (espacial), e pergunta se é
um prisma triangular, ou um tetraedro.
Pensando no ocorrido, nos reportamos às concepções bakhtinianas que se
referem à palavra. Essas ideias, retomadas por Brait (2005), remetem a constituição de
um conceito de linguagem na qual “está incluída as questões da relação dos sujeitos
com o mundo e a dimensão assumida pela linguagem nessa relação” (BRAIT, 2005, p.
91). Só o fato de o sujeito ter falado do objeto (neste caso da geometria espacial), a
relação dele com o conhecimento deixa de ser indiferente e o torna interessado e ativo.
Para Bakhtin (1993,
apud
BRAIT, 2005, p. 91), “a palavra exprime ainda a atitude do
sujeito valorativa em relação ao objeto, positiva ou negativa, e, com isso, o põe em
movimento, fazendo dele um elemento da eventualidade viva”.
2° Episódio: Sintonia entre os personagens
Dia: 08 de novembro de 2007
Cena 4
16. (08/11/2007 21h: 05 min) Tutora Helena fala para Todos: Prof. e a questão da
Márcia?
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