desenvolvidas em salas de aula presenciais, sendo ainda raros os estudos que
apresentam e discutem a comunicação em ambiente
on-line
na formação inicial de
docentes
.
Referindo-se à comunicação entre professor e aluno na modalidade Ensino a
Distância (EAD), (POSSARI, 2005) comenta, em consonância com Bakhtin, ser
importante nos reportarmos ao “diálogo, interação, troca entre interlocutores humanos,
humanos e máquinas e humanos (usuários de serviços)” (POSSARI, 2005, p. 95), pois
interagir faz parte das relações humanas no processo de interlocução, e a interação não é
privilégio apenas da EAD, mas é condição humana.
No entanto, a educação por meio da internet vem se apresentando como um
grande desafio para o professor, principalmente quando se trata de questões referentes à
linguagem e como (e se) esta possibilita a aprendizagem na plataforma. Se, há pelo
menos uns dez anos, nossas universidades já estejam proporcionando aos alunos cursos
na modalidade EAD
on-line
, e se uma portaria do MEC autoriza o curso de Pedagogia a
trabalhar com disciplinas em um cenário virtual de aprendizagem, surge a necessidade
de investigar como essa formação é realizada no ambiente virtual. Em conseqüência,
instaura-se a necessidade de analisar a interação entre o tutor que atua nesses cursos e
cursista, bem como se a própria aprendizagem, realizada por meio das ferramentas
on-
line,
é suficiente para sanar as dúvidas dos cursistas e garantir-lhes a formação
matemática imprescindível para o exercício de sua profissão.
Quando encontramos trabalhos sobre a formação profissional nas diversas áreas
na modalidade de EAD, geralmente são apresentadas experiências inovadoras e com
ótimos resultados;
Do ponto de vista qualitativo, com base nas produções realizadas, no nível das
interações conseguidas entre docentes e cursistas, e entre cursistas, e nas manifestações
dos cursistas, principalmente nos relatos dos memoriais reflexivos, também é possível
afirmar que o curso não só atingiu os objetivos, como também estes foram superados
em alguns aspectos (VALENTE, 2009, p. 59).
No entanto, questões que se referem a avaliar o processo de educação na
modalidade de Ensino a Distância encontram-se muitas vezes sem referência nos artigos
publicados em Educação Matemática nos últimos anos.
Neste sentido, este trabalho analisa a interação discursiva no tocante a
matemática realizada no decorrer de um curso de formação de professores em