Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 507

Todo mundo está contente, menos o moço
O que é muito natural
Assim, verifica-se que esse
rap
possui uma cenografia de conselheiro, em que o
fiador é alguém experiente, que busca mostrar o mau-caratismo e o individualismo de
certas pessoas, e as injustiças:
[...]
A cada fase que vencia, a cada nível que subia
Mais mentiras sempre ouvia, mais boatos, picuinhas
Mais pessoas, parasitas, idiotas, conversinhas pelas costas
Assassinas, na tua cara “mui amiga”
[...]
O fiador parece ter convivido com pessoas de mau-caráter, visto que seu
discurso é um reflexo de alguém que já foi alvo de falsidade e individualismo, ou de
alguém que já testemunhou, talvez em seu ambiente de convivência social, muita
pilantragem.
Portanto, nessa cenografia encontramos um discurso que busca apresentar
características de quem é um pilantra, de como uma pessoa se torna pilantra, que tipo de
atitudes ela apresenta e o que acontece com esse tipo de pessoa:
[...]
Você apronta você pisa, mas a vida te vigia
Aqui se faz, aqui se paga, o bumerangue volta um dia
É melhor você mudar, ou melhor, você sumir
Porque o bicho vai pegar e a tua casa vai cair
[...]
Vale destacar, que nesse
rap
também é encontrada uma das características da
cena englobante (o Movimento
Hip-Hop
): a busca por “transformar” a sociedade.
Para obter esse efeito, o fiador apresenta-se como um sujeito com virtude,
coragem, senso de justiça, que possui argumentos honestos e sinceros a partir de um
discurso com um tom de crítica ao caráter de certas pessoas.
Esse fiador assume uma corporalidade de um sujeito crítico, que possui marcas
características do enunciatário (linguagem direta e sem rodeios) e utiliza expressões que
identificam o conhecimento compartilhado dos integrantes do Movimento
Hip-Hop
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