Neste sentido, cabe ressaltar as palavras de Bakhtin (2003) quando comenta: “as
ciências exatas são uma forma monológica do saber: o intelecto contempla uma coisa e
emite enunciado sobre ela. Aí só há um sujeito: o cognoscente (contemplador) e falante
(enunciador). A ele só se contrapõe a coisa muda” (BAKHTIN, 2003, p. 400). Ao
mesmo tempo, comenta o autor que qualquer objeto do saber (incluindo o homem) pode
ser percebido e conhecido como coisa, mas que “o sujeito como tal não pode ser
percebido e estudado como coisa porque, como sujeito e permanecendo sujeito, não
pode tornar-se mudo, consequentemente, o conhecimento que se tem dele só pode ser
dialógico” (BAKHTIN, 2003, p. 400). Neste mesmo raciocínio, Possari (2002) baseado
nas concepções bakhtinianas, assinala que o diálogo, e a troca na interação determinam
o fio dialógico da interatividade
6
.
Desta forma, a participação no espaço de interação é importante para o
conhecimento que está sendo construído, isto é, não se pode simplesmente deixar de
lado essas interações, estes momentos de diálogos, uma vez que é a partir dessa
comunicação discursiva que as dúvidas serão sanadas e os conhecimentos e saberes
poderão ser construídos.
2° Episódio: Sintonia entre os personagens
Dia: 08 de novembro de 2007
Cena 2
1. (08/11/2007 20h: 50 min) Tutora Mariza fala para Todos: Professor, na página
79, a figura da seção tem três faces adjacentes e não adjacentes, pesquisando com
alguns professores de matemática, a não adjacente, não é também adjacente?
2. (08/11/2007 20h: 50 min) Tutora Íris fala para Todos: Na verdade me parece
que todos temos um certo trauma com a Matemática, estou enganada?
3. (08/11/2007 20h: 52 min) Tutora Márcia fala para Todos: Professor, estou com
dúvida na página 73, exercício 4 e 5.
4. (08/11/2007 20h: 53 min) Prof. João fala para Todos: Olha aí... de novo !!
caiu!! Estava lendo as mensagens. Fala Márcia quais são?
5. (08/11/2007 20h: 54 min) Tutora Mariza fala para Todos: Não respondeu
minha pergunta, mas tudo bem...boa noite..
6. (08/11/2007 20h: 55 min) Prof. João fala para Todos: Esse tipo de tecnologia
chegou e não tem volta mais! Mariza: qual foi a pergunta?
7. (08/11/2007 20h: 55 min) Prof. João fala para Todos: Mariza?
A tutora Mariza pede, na seqüência 1, uma informação para o docente, que não
consegue responder a questão pois, no momento, os atores
7
deste cenário não estão em
6 O termo “interatividade” é definido como a capacidade (de um equipamento, sistema de comunicação,
ou de computação, etc.) de interagir ou permitir interação.
7 O termo “atores” neste caso refere-se a Agentes do ato, baseado em estudo de Brousseau (1996).