é possível percebermos, num primeiro momento que problemas (acesso na plataforma,
interação docente e tutor, sintonia entre as perguntas e respostas, o próprio trabalho com
a Matemática e a geometria na plataforma), são alguns dos elementos que influenciam
no desenvolvimento positivo dos tutores, em sua compreensão dos conteúdos
estipulados para o curso. Vejamos algumas interações, que neste caso chamamos de
episódios, divididos em cenas.
1º Episódio: acesso à internet
Data: 08 de novembro de 2007
Cena 1
1. (08/11/2007 20h: 29 min) Coordenação
fala para
Todos: Pois é Prof. João.
Enquanto coordenação enviamos um e-mail dizendo que a prioridade hoje
deveria ser o bate-papo, mas parece que muitos não dão importância.
2. (08/11/2007 20h: 29 min) Prof. João
fala para
Todos: Agora que estou
podendo falar com mais pessoas peço que vocês participem dos fóruns
principalmente da sala de café que vou abrir na Matemática IV.
3. (08/11/2007 20h: 30min) Coordenação
fala para
Todos: De 84 tutores
temos uma média de 10 participando hoje, contando as duas salas!!!
Nesta cena (1), observamos a preocupação do docente e da coordenação com a
participação dos tutores nas salas de bate-papo e também nos fóruns, pois, apesar dos
tutores serem avisados que a prioridade para esta data (dia 08/11/2007) ser o
atendimento dos docentes no bate-papo, estes, em sua maioria não estão dando a devida
importância a este recurso. Podemos talvez interpretar tal “descaso” com as salas e o
fórum como sendo uma “recusa” desta forma de ensino, mesmo que inconsciente.
O diálogo é fundamental na educação, e neste tipo de ensino
on-line
o
aprendizado será estruturado a partir deste. Se estas formas de interações, como
participação em
chat
e fórum forem desprezados, como será possível a construção dos
saberes dos futuros professores em um curso na modalidade EAD?
Em conversas informais que tivemos alguns dos tutores, estes comentaram que
procuravam auxílio em outros materiais que não o material de apoio, o que de certa
forma é bom, pois a construção do conhecimento deve ir além daquilo que lhe é
oferecido. Mas, por outro lado, como os docentes e a coordenação podem avaliar os
subsídios aportados por tais leituras, se os tutores não participam efetivamente das
interações?