Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1094

A Síncopa e os Projetemas
Os projetemas são soemas (semas) da projeção sonora.
A Síncopa representa, em música, a projeção de um tempo fraco, ou de uma fração fraca de
um tempo fraco de um compasso qualquer, sobre o tempo mais forte contíguo, ou sobre
uma fração mais forte do tempo forte seguinte, seja ligando tempos, ou compassos, seja no
interior de um mesmo tempo de um determinado compasso. O termo, por extensão,
identifica qualquer perturbação no decurso de uma ação continuada ou de um processo em
que possamos observar 5 etapas em sua formação.
D’Ávila ( 2004b, p. 23). fazendo alusão aos termos síncopa e
sincopema
, diz:
quando utilizamos apenas o termo sincopa, fazemos referência ao que o mesmo significa no
sistema musical universal. No entanto, quando empregamos a expressão “funções de
síncopa”, ou o termo
sincopema
, designamos elementos inseridos no plano do conteúdo
(Forma), teorizados como metalingüísticos, do domínio não apenas da semiótica musical,
mas também de outras linguagens. Deve o
sincopema
ser interpretado no universo da
semiótica musical, como uma figura do plano do conteúdo, sintagmatizada, isto é, realizada
no /ft/ como manifestação textual e discursiva. Composta de 5
soemas
(equivalentes ao
sema) - que na presente teorização definimos como elementos participativos da “Função de
Sincopa”-, os
sincopemas,
no
/fpi/,
desempenham a seguinte função: a)
soema
da
desorganização; b)
soema
da projeção; c)
soema
da condensação; d)
soema
da expansão; e)
soema
da reorganização.
A frase com a qual o actante-sujeito S1 (Lula) inicia seu discurso, deve implicar,
logicamente, um impulso que poderá ou não encaminhar à suspensão sonora e que deverá
ser seguido de um repouso. Assim sendo, na transcrição rítmico-sonora da primeira frase da
seqüência I, “tá chegando a hora. Agora ...”, dada a lambda inicial (espécie de pausa
produzindo uma acefalia rítmica), encontramos um sincopema de 4ª. espécie no sonema
“ho-o-ra”, que
se apresenta ligeiramente camuflado em virtude de encontrar-se em quedas
de volume e de freqüência sonoros, já na instância do repouso rítmico, ou conclusão
frástica.
Transcrição califática de algumas frases a seguir apresentadas, conforme destaque
na manifestação sonora apreendida do vídeo examinado como
corpus
.
SEQÜÊNCIA I
Transcrição musical do caráter rítmico-sonoro entonativo e intonativo do discurso de S1,
para a comprovação da inserção manipuladora do sincopema de 4ª espécie.
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