Com esta pesquisa, já envolvidos em sincretismo o verbal e o musical, pudemos
constatar os momentos de oposição assim como os de consolidação semântica, no modo
por meio do qual as articulações conjuntas permitiram erigir averiguações isoladas,
comparando-as.
Graças à operatoriedade das Teorias Semióticas greimasiana (verbal) e daviliana (não-
verbal-rítmico-sonora), foi-nos possível obter respostas aos nossos questionamentos,
apreender unidades significativas de produção do sentido em cada uma das linguagens,
separadamente, assim como da manifestação sincrética (em simultaneidade), podendo
conferir às teorias o grau de confiabilidade pela postura epistemológica na análise de textos
sincréticos.
BIBLIOGRAFIA
BARROS, D. L. P.
Teoria do discurso: fundamentos semióticos, São Paulo: Atual, 1988.
BERTRAND, D.
Caminhos da Semiótica Literária.
Bauru, USC. 2003.
D’ÁVILA, N. R. Renart e Chanteclerc
– “
Visão Semiótica baseada na teoria de Greimas”,
in
Leopoldianum – Revista de Estudos e Comunicações.
Santos, UNISANTOS, vol. XVI,
n
o
47, 1990, pp. 23-42.
__________“Semiótica Musical e Sincrética no Marketing”,
in
Anais do XI Encontro
Nacional da ANPOLL
, Campinas: EDUNICAMP, 1998, pp. 461-466.
__________ “Semiótica visual- o ritmo estático, a síncopa e figuralidade”,
in
(org.) Simões,
D.
Semiótica e Semiologia em Questão
.
Rio de Janeiro, Dialogarts, UERJ-DEPEXT –sr3,
1999a, pp. 111-120.
__________ “Semiótica e Marketing” – (Brahma). A manipulação através da sincopa nas
linguagens verbal, musical e imagética”,
in
(org.) J. Pereira,
II Congresso Nacional de
lingüística e Filologia
. Rio de Janeiro, Dialogarts, CIFEFIL – UFRJ – 1999b, pp.468-480.
__________ “Semiótica na Publicidade e Propaganda Televisiva” (Sukita),
in
(org.)
Azeredo, J. C.
Letras & Comunicação.
Rio de Janeiro, Vozes, 2001a, pp. 101-121.
__________ Apostila
Semiótica verbal, não-verbal e sincrética e os sistemas significantes
.
Curso de Pós-graduação em Comunicação, Marília, Unimar, 2000.
__________ “Comunicação verbal e não-verbal. O Motivo na Semiótica Tensiva de J.-
C.Coquet”,
in
(org.) S. Flory e L. Bulik,
Comunicação: VEREDAS
,
n° 3, Ano III, Revista
do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Marília, Editora Unimar, 2004b, pp.
237-251.
__________
“Fundamentos da Cultura Musical Brasileira e a Folkcomunicação”,
in
Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.