Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1091

Verbal
MUDANÇA (ruptura radical)
viver o novo,
ser novo com S1
Verbal
NÃO PARECER MUDANÇA
Continuísmo parcial de antigas
propostas que permitem
camuflar mudança
Verbal
PARECER
MUDANÇA
(quase
radical)
Não
continuísmo
parcial de antigas propostas
Verbal
CONTINUIDADE
Viver o passado com seus
ranços
NÃO TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS
3. A Manifestação Rítmico-sonora (Teoria de N. D’ÁVILA para califasia)
Sendo os sons a condição
sine qua non
para que o produto verbal seja manifestado, têm,
ainda, em sua estrutura compositiva, oposições semânticas oriundas de um arranjamento
rítmico, rico em quantificações e qualificações sonoras “gerando figuras que compõem
percursos figurativos que conduzem a um tema, organizando categorias semânticas
produtoras de isotopias que garantem, em conseqüência, a coerência do discurso sonoro”
(D’Ávila, 2006b). No texto sincrético é preciso estudar sua forma de organização, seus
sistemas de significação rítmico-melódicas e o poder dos sons da fala demonstrados nos
sinais califáticos organizados e categorizados por D’Ávila, com a finalidade de demonstrar
seu poder discursivo. Por meio de suas pesquisas em Semiótica Musical e Sincrética,
refente às manifestações rítmico-sonoras e inserções figurativas diversas, observamos no
Corpus em análise, as junção sonoras valorizadas, a ação tensiva do “motivo” (D’Ávila,
2004b), das frases, dos períodos e dos incisos, além do poder manipulador das “síncopas”,
em especial as de 4ª espécie colhidas das inflexões verbo-sonoras. As Figuras abaixo
expostas permitirão demonstrar como a análise do Percurso Gerativo da Significação
Musical poderá desenvolver-se, proporcionando o acompanhamento da desconstrução/
reconstrução do sentido no discurso rítmico-sonoro proferido por Lula, bem como do
emprego de terminologias e conceitos da teorização de Nícia D’Ávila (1990, 1998,1999ª.,
1999b), concernente ao envolvimento das linguagens no sincretismo verbo-viso-sonoro.
1...,1081,1082,1083,1084,1085,1086,1087,1088,1089,1090 1092,1093,1094,1095,1096,1097,1098,1099,1100,1101,...1290
Powered by FlippingBook