Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1169

SAMBA DO AVIÃO. O SINCRETISMO VERBO-MUSICAL EM ANÁLISE
José Marcelo MARTINS
Instituto de Música KALUMA – PR/ Brasil,
SAMBA DO AVIÃO. O SINCRETISMO VERBO-MUSICAL EM ANÁLISE
Procuramos desenvolver, a partir do
corpus
SAMBA DO AVIÃO – uma Bossa-
nova em que a natureza sincopada do Samba nela se faz impor -, duas análises
semióticas distintas e complementares; uma direcionada à manifestação verbal (em
semiótica greimasiana) e outra à musical (em semiótica daviliana), com a finalidade de
apreender instâncias de maior significação quer numa linguagem, quer na outra.
Mesmo, caso nos situássemos apenas na prática musical significativa, dada essa
dualidade jobiniana que nos coloca entre o Samba e a Bossa – nova, dois gêneros
musicais distintos, especificados na apresentação de duas partituras aparentemente
iguais, sabem os musicistas e executantes, em geral, que ambas carregam significados
diferenciados no que tange à Forma do Conteúdo, visitados os seus níveis rítmico-
sonoros do superficial ao profundo (quadrado semiótico). Como articular o sentido
musical, em sua totalidade sígnica, sem fazer-se uso das instâncias de sua produção,
quando estas já se codificam sob a forma de “sistema musical”? Ao desenvolvermos
uma análise semiótica verbo-musical, a independência das linguagens que se encontram
submetidas ao sincretismo permitiu-nos o exame de ‘instâncias valorizadas” em cada
uma delas, possibilitando-nos definir o seu poder de significação no contexto. Realizada
a análise verbal, somente a partir das diferenças encontradas nas alterações rítmico-
sonoras apreendidas na produção musical, e valendo-nos do
DIATda
dos blocos sonoros
que compõem incisos, motivos, frases, fraseados e períodos sob sequências harmônicas
(
sonoremas
de resolução
,
de inversão
,
de suspensão)
, pudemos, certamente, comprovar
o porquê do sucesso internacional obtido na mídia pelo
Samba
do Avião
. A ideologia
“amor ao Rio” (verbal) e o estilo melancólico-musical fizeram-se evidenciar em,
praticamente, inúmeras frases dessa composição, numa característica muito forte da
identidade musical do compositor. Embora a tonalidade da música esteja em “ré maior”,
há uma tentativa de recusa quanto à resolução no acorde tônico (I grau). O
sonorema
1...,1159,1160,1161,1162,1163,1164,1165,1166,1167,1168 1170,1171,1172,1173,1174,1175,1176,1177,1178,1179,...1290
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