Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1173

Nota: a nomenclatura universal já existente para a teoria e a harmonia musical será
utilizada como suporte à análise teórico-metodológica da Semiótica Musical daviliana
(ou dos sonoremas), acrescida dos termos específicos da referida teoria, visando à
investigação das
substância e Forma
do Conteúdo extraído do fenômeno musical
manifestado. Deverão os termos oficiais e universais estar “entre aspas”, seguidos do
aporte semiótico encontrado nesta gramática
2
em teorização, para a designação dos
conteúdos inseridos na totalidade manifestada. Ex.: soema* da “progressão melódica”,
entre outras manifestações do conteúdo rítmico-melódico-harmônico.
“Inciso”
= cada membro de uma frase musical. Geralmente 2 sons contíguos,
representativos de uma interrupção ou recorte no fraseado.
“Motivo”
= o mais curto elemento ou idéia principal que caracteriza o tema de uma
obra musical, intervindo, mais ou menos modificado, em todo o seu desenvolvimento.
“Frase”
= fragmento de um trecho musical que tem um sentido completo e, em geral,
termina com uma cadência.
“Período” =
sucessão de grupos melódicos (fragmentos/frase) que formam um todo
coerente.
Com intuito de facilitar os comentários das análises, separaremos a melodia por
frases e períodos musicais. Alguns elementos gráficos serão utilizados para a
demarcação da instância de apreensão do sentido.
Incisos:
O Inciso surge na subdivisão de um tema rítmico ou melódico que serve de base
para desenvolvimentos posteriores (Grove, 1994).
2
O asterisco ao lado dos termos identifica neologismos criados por D’Ávila, sendo seguidos da respectiva
aplicação teórico-metodológica para a semiótica musical daviliana. Os termos entre aspas pertencem à
Teoria ou à Harmonia Musical (erudita e/ou convencional).
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