Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1166

trator que se associam aos olhos dos enunciatários, dirigindo-se diretamente ao público
receptor, pretendido ou não da mensagem. A disposição e o empilhamento das sacas são
simetricamente montados – com quatro no meio e dois de cada lado. As faixas que
decoram as sacas acompanham esta simetria apresentando, nos sacos laterais, duas
faixas e nos centrais três faixas. O trator, de cor azul, no topo, fecha a imagem.
Buscando na enunciação outros significados para o empilhamento das sacas e das faixas
nelas dispostas, podemos dizer que cada uma das principais empresas que atuam no
segmento em que se destaca a New Holland é identificada por esta característica da cor.
Assim como a New Holland é conhecida pelos tratores azuis e colheitadeiras amarelas,
seus dois principais concorrentes no Brasil são identificados pelas cores vermelha e
amarela, respectivamente. Desta forma, a New Holland, representada conotativamente
pelas sacas centrais avolumadas pela colheita, e sobressaídas com faixas azuis e
amarelas, está em posição de destaque e superioridade em relação a seus concorrentes.
Portanto, a mensagem transmitida pelo narrador é que a maior produção, evidenciada
pela maior quantidade de sacas, somente poderá ser alcançada com a utilização dos
produtos do anunciante, tratando-se, desta forma, de uma auto-sanção
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positiva do
destinador da mensagem (GONÇALEZ, 2007b, p. 90). A leve posição diagonalizada
das sacas posicionadas nas laterais direita e esquerda, leva o destinatário da mensagem a
perceber que as empresas concorrentes, ali representadas pelas cores das sacas de
produção, dirigiriam seu olhar de admiração, mesclado de insatisfação relacionado à
marca concorrente, por ter obtido o sucesso pretendido com seu objeto de desejo.
Voltando os olhos para o fundo do quadro, observamos, ainda, linhas diagonais que
partem do canto superior esquerdo - uma projeção da enunciação que confere uma idéia
de profundidade, de dinamismo e de continuidade - e que quebram a estrutura cruzada
de linhas verticais e horizontais observadas no primeiro plano. Essa diagonalidade
confere à imagem uma sensação de movimento, o que leva à interpretação re-
representativa de que é necessário buscar novas soluções, quebrar barreiras, hábitos e
costumes. Trata-se, afinal, de um novo produto, observado por um novo olhar, num
novo modo de articular o sentido.
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A retribuição é um prêmio, uma recompensa, uma herança de cunho pragmático. O termo “sanção”,
provindo de Aristóteles como reconhecimento (que é a sanção cognitiva), foi criado por Greimas.
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