Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1159

destinatário observa o que lhe é proposto, facilmente é levado a referentes externos que
são “traduzidos” e reconstituídos pela linguagem verbal, denotando o “que” do sentido
manifestado pela obra, ou seja, a história sendo narrada. No entanto, o “como” do
sentido ou o modo por meio do qual a obra transmite sua mensagem, fazendo-se
entender, é o que nos leva, como investigadores da semiótica visual, a buscar na teoria
daviliana uma metalinguagem específica para determinar a natureza dos conteúdos
envolvidos nesse tipo de manifestação.
Tomando o texto imagético, apresentado em preto e
branco
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para melhor visualização, percebemos como
sema nuclear visual
sobre a imagem posta, a
primeira
nebulosa
sensorial
que nos permite situá-lo na instância
da recepção, como um objeto estranho, uma espécie
animal com olhos estranhos. Deste objeto se projeta o
figural nuclear da triangularidade quadrangularizada,
caracterizado pela projeção base das linhas, sendo que a
base do grande triângulo encontra-se em paralelismo e um pouco acima da parte inferior
do anúncio. As bases dos dois vértices laterais encontram-se nas margens laterais do
anúncio e o vértice superior, cujo fechamento não se concretiza totalmente, é nebuloso,
forma-se pela projeção das linhas cujo olhar busca uni-las no terço superior do texto
imagético. Como arcabouço da forma, ou seu espectro, segundo D’Ávila (2003c), a
figura buscada se manifesta triangularizada, preenchido por formemas
quadrangularizados. Esta situação confere um caráter aspectual incoativo à
desconstrução da imagem.
A figura citada está sobreposta às linhas
paralelas horizontalizadas
que têm sua
extensão de margem às margens laterais do frame. Tal distribuição, dependente da
proxêmica
(GREIMAS; COURTÉS, s.d., p.359), manifesta um “peso” descentralizado
da figura, no seu aspecto horizontal, uma vez que todo o “peso” encontra-se na metade
inferior do texto, criando uma área de tensão na produção imagética, principalmente
pela evidenciação de
cromemas
do claro ao escuro que prenunciam a existência de
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A imagem em preto e branco foi obtida por meio do editor de imagem do Microsft Word
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