Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1154

arranjo – acabou por constituir-se num segundo momento de recriação do poema, agora
já partindo da composição musical.
Para esse arranjo, definiu-se, entre outros aspectos, a forma da canção.
Chamando a primeira estrofe de “A” e a segunda de “B”, optou-se pela seguinte
sequência: Introdução (instrumental) – A – A – B – A’, em que A’ funciona como uma
coda
.
A’:
O martelo passa o tempo todo batendo no prego.
Passa o tempo todo batendo no prego.
Batendo no prego,
no prego.
A nosso ver, as possibilidades de apresentarem-se os aspectos
musicais decorrentes da análise realizada terminam aqui. Haveria muito mais que dizer
a respeito, mas isso implicaria numa análise propriamente musical, tanto da composição
quanto do arranjo realizado, que explicitaria as correspondências de sentido entre o
poema inicial e a canção, bem como outros sentidos possíveis, que a música – por sua
natureza – pode expressar melhor do que a poesia. Entretanto, isso fugiria ao âmbito
deste trabalho. Por esse motivo, fica para uma outra oportunidade.
Conclusão
Como pudemos perceber, a análise semiótica de textos poéticos pode
ser um valioso instrumento para a criação de canções. No caso de canções para crianças,
a tematização e a figurativização podem suavizar conteúdos que nem sempre são fáceis
de serem abordados, como vimos no próprio poema aqui analisado. No processo de
composição da canção, ao enfatizar os elementos discursivos – temas e figuras – no
processo de criação do todo “letra-e-música”, o compositor pode tornar tais conteúdos
ainda mais próximos do universo infantil, num verdadeiro processo de tematização e
figurativização do discurso musical.
Talvez a graça ou o que faz com que o discurso, seja ele poético ou
musical, seja adequado às crianças seja justamente essa possibilidade, pela qual a
fantasia, o inusitado, o improvável e até mesmo impossível no mundo real, torne-se
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