Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1172

sonora aplicada; e
ff
( < ), significa o fortíssimo, com o aumento gradativo da
intensidade sonora aplicada numa frase, num período ou, geralmente, no final de
período musical.
(a) Duratema ext.*
= é a duração englobante e externa, dominando a manifestação
discursiva pelo
andamento
(a) sobre o qual o executante encontra-se em situação de
/dever-fazer/.
Sincopemas*
= envolvidos nos cinco estados da função de síncopa. a)
desorganização
;
b)
projeção
; c)
condensação
; d)
expansão
; e)
reorganização
. Nível do /
Querer
-dever-
fazer/.
Prosodemas**
(dic.Greimas) = a soma de elementos prosódicos. Dentre esses
elementos distinguimos os intensitemas* e os projetemas*: acentuação, entoação,
entonação, intonação, ruídos, ataques, sincopemas*, etc.), responsáveis pela
suprassegmentação sonora.
Projetemas* =
todas as projeções rítmico-sonoras sintagmáticas ou paradigmáticas, à
exemplo dos soemas da “antecipação”, ditos antecipemas
*
1
.
Introjetemas* =
soemas do “retardo”, da contenção, ditos retardemas*.
Valoremas*
= Saltos intervalares (nos sonemas e nos sonoremas), cadências,
contrapontos, fuga, vazios, etc., portadores de grande alcance rítmico-sonoro.
Modulemas* =
soemas das
modulações”, em geral (tons vizinhos e afastados).
Transportemas* =
soemas das “transposições” para alturas variáveis., em
orquestrações.
Mimetemas*
= soemas da “imitação” (mimese), em cânone ou fuga, em estrutura de
contracanto.
Ornatemas*=
todos os ornamentos como valores sonoros de pequeno alcance.
1...,1162,1163,1164,1165,1166,1167,1168,1169,1170,1171 1173,1174,1175,1176,1177,1178,1179,1180,1181,1182,...1290
Powered by FlippingBook