Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1174

Motivos:
Para um entendimento apropriado à fundamentação semiótica do motivo musical
apreendido como Substância e Forma do Conteúdo, fizemos apelo à teoria daviliana,
embasados na sigla
AODP
* (
agregação
rítmico-sonora /
orientação
sintagmatizada /
disposição
como natureza no encadeamento do bloco sonoro/ e
proxêmica
, localização
espácio-temporal com fins de significação/, e em sua articulação.
Síncopas:
Quando utilizamos apenas o termo sincopa, fazemos referência ao que ao mesmo
significa no sistema musical universal. No entanto, quando empregamos o termo
sincopema*
, da teoria daviliana, designamos um elemento inserido no plano do
conteúdo (Forma), teorizado como metalingüístico, do domínio não apenas da semiótica
musical, de nossa autoria, mas também por nós introduzido de forma operatória na
linguagem visual e no sincretismo verbo-viso-sonoro. (Dávila, 2004)
A frase não tem dimensão exata. Uma frase, por mais simples que seja,
geralmente ultrapassa os limites do compasso. Pode juntar-se a uma segunda frase como
complemento, perfazendo um período, ou surgir como uma espécie de resposta,
permitindo que interpretemos como questões ou proposições, e respostas ou contra-
proposições. No nosso
corpus
musical, as frases e períodos, contendo incisos, motivos e
sincopas marcados por sinais nelas inscritos, assim se definem:
1º. Período - Frase 1

  
D7M/F#
Bb7/F
  
Em7
   
Fº(b13)
  
texto:
“Mi - - nhaa -a…..al - - maa caan - - ta”
Frase 2

   
 
F#m7
  
F#7
    
G7M
   
Gm7
   
texto:
“Vee - - joo Ri - o - dee - Jaa – neei - - ro”
2° período
-
Frase 1
   
D7M/F#
  

  
F#m7(b5)
   
B7
texto:
“Ees - toou - - mor - ren - do de - sau - da - - de”
1...,1164,1165,1166,1167,1168,1169,1170,1171,1172,1173 1175,1176,1177,1178,1179,1180,1181,1182,1183,1184,...1290
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