Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1178

Ex. nos compassos: / 02 / 06 / 12 / 13 - 14 / 15 – 16/ 23 / 24 / 26 / 31 – 32 / 35/.
Trítono
:
É o intervalo de 3 tons encontrado entre a (3M) e a (7), dentro de um acorde dominante.
Ex: A 7 = (3M) → (dó#) (7) → (sol)
(existe 3 tons entre as notas (do#) e (sol).
  
A7

O trítono é considerado o intervalo mais tenso dentro da música, por isto, quando uma
dominante (V grau), resolve em sua tônica (I grau), a tensão (trítono) é resolvida
cromaticamente, dando a sensação de repouso, por isto chamada cadência perfeita.
Ex: A 7 ( V ) = trítono (3M) → (do#) ( 7 ) → (sol)
D ( I ) = repouso ( T ) → (ré) (3M) → (fá#)
  
A7

D
Cadência
:
Partindo do pressuposto, que todo acorde pode ser precedido por sua dominante ou pela
extensão das mesmas (cadências), explicaremos suas formações e funções.
Tipos de cadências utilizadas nesta composição: Cadência: II V 7 I
Esta cadência é um prolongamento da cadência perfeita ( V 7 → I ). Na música erudita,
sua aplicação era ( IV - V 7 → I ), mas na música contemporânea, o ( IV grau ), foi
substituído pelo seu relativo menor ( IIm ), formando a chamada cadência ( II - V7 →
I ), tanto utilizada na bossa nova e no jazz. Ex. nos compassos: /11 – 12/ 23 / 24 / 25 –
26 /
Acorde SubV 7
:
A abreviação (Sub), quer dizer “substituto”, e deixa clara sua função de substituição da
dominante. Esta mesma função,é justificada pelo fato deste acorde, possuir o mesmo
1...,1168,1169,1170,1171,1172,1173,1174,1175,1176,1177 1179,1180,1181,1182,1183,1184,1185,1186,1187,1188,...1290
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